Este livro é parte de uma série comemorativa dos 40 anos de criação da pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Coincidentemente, neste mesmo ano, 2021, completa o centenário de nascimento do professor Emérito da USP, Clóvis Garcia, homem de teatro que esteve envolvido com os destinos do Departamento (CAC) desde seus primórdios. Dedicado à docência, tanto na graduação como na pós, ministrando várias disciplinas ao longo dos anos, Clóvis Garcia foi figura central na estruturação e consolidação do Departamento no âmbito da Escola e da Universidade.
Como se verá, o livro busca trazer, mais do que apenas informações sobre essa excepcional trajetória, os depoimentos de artistas, pesquisadores, docentes, familiares e ex-alunos, que tiveram suas vidas compartilhadas e transformadas por aquele a quem chamam de companheiro e mestre.
Clóvis Garcia congregava habilidades para diversas funções. Foi soldado nas Forças Expedicionárias Brasileiras, lutou nas trincheiras italianas, cursou Direito, era advogado e um homem político, porém íntegro. Não se furtava em exercer nenhum cargo, sem medo de assumir qualquer função, com conhecimento e capacidade criou a Comissão Estadual de Teatro na gestão do prefeito Jânio Quadros.
Junto com Osmar Rodrigues Cruz criou a Federação dos Amadores Teatrais e era sócio honorário, assim como meu pai, na Associação Paulista de Críticos de Arte. Aliás, havia uma cumplicidade entre os dois no que tangia a uma política específica de subsídios para o teatro.
Seu maior legado, para além de seus ensinamentos de teatro e das muitas obras que executou ou para as quais contribuiu é, sem dúvida alguma, o amor por participar e ajudar no crescimento do outro, no apoio à formação de grupos e às criações que daí nascem. Esse amor pode ser visto revivido em muitos daqueles que conviveram com ele como alunos, colegas ou amigos do mundo teatral e da educação.
Os capítulos da obra estão organizados em torno de alguns pontos de força de suas atividades: a trajetória familiar, política e sentimental; o trabalho artístico como ator, cenógrafo e figurinista; a crítica teatral do teatro adulto e infantojuvenil; a docência; a pesquisa e o legado de seu imenso arquivo, doado à universidade, que registra a aventura dessa vida plena e produtiva.