
A formação de professores constitui um indicador que gera impacto no projeto educacional e na qualidade da educação de um país. Além das competências necessárias ao desenvolvimento da profissão, é preciso uma atenção especial à construção da identidade profissional dos docentes.
Essa competência é entendida como uma série de valores que os professores atribuem a si mesmos e às funções que desempenham. Esses valores, por sua vez, repercutem no imaginário referente ao exercício da sua profissão.
No cenário atual, o processo educativo traz consigo uma grande revolução, sinalizando que a profissão docente requer, além do desenvolvimento de competências necessárias ao ofício, que o docente saiba lidar com as mais variadas situações, recorrendo, para isso, à associação entre teoria, prática, experiências, arte, tecnologias, valores e atitudes.
Isso vai ao encontro dos pilares da educação do século XXI – saber, fazer, ser e conviver – numa lógica de Desenvolvimento Profissional de Professor (DPP), conforme proposto por Marcelo, ou seja, como um processo contínuo capaz de levar à superação da visão dicotômica e tradicional que concebe o docente como a sobreposição de sua formação inicial e de sua formação continuada.
Sob essa perspectiva, o DPP constitui um dos componentes a serem levados em consideração quando se pretende melhorar os níveis educacionais, uma vez que se apresenta como esforços sistemáticos para provocar uma mudança nas práticas de sala de aula, nas atitudes e nas crenças dos professores, bem como nos resultados de aprendizagem dos alunos.
O DPP alcança um conceito mais amplo do que simplesmente o desenvolvimento da carreira, uma vez que leva em conta, além do contexto da experiência do docente, os processos envolvidos e também os múltiplos contextos em que poderá ocorrer, ou seja, em ambientes formais, não formais e informais.
Os pressupostos enunciados serviram de mote não só para a organização do II Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação (II SLEC), mas também para a elaboração deste livro.
Dividido em Parte I e Parte II, integra um conjunto de textos que discutem perspectivas teóricas sobre a utilização das tecnologias digitais para fins educativos, sobre projetos e práticas de integração curricular das tecnologias digitais, sobre competências e desenvolvimento profissional de professores e sobre materiais, métodos e práticas para o ensino de Ciências Exatas, com abrangência no que diz respeito às políticas, aos processos e às práticas relacionadas ao processo ensino e aprendizagem.











