Ferramentas Para Análise De Qualidade No Ciberjornalismo Vol. II: Aplicações

Entre 2007 e 2010, pesquisadores do Brasil e Espanha que integravam um convênio de colaboração acadêmica (Capes/DGU 140/07), envolvendo sete universidades de cada um dos países, dedicaram-se a pesquisar o que então se produzia no ciberjornalismo brasileiro e espanhol

, estabelecendo metodologias de estudo e bases para perspectivas comparativas de análise.
Como é de praxe em iniciativas desse gênero, inúmeros artigos foram publicados em revistas acadêmicas especializadas, comunicações foram apresentadas em colóquios organizados no Brasil e na Espanha, teses e dissertações tiveram suas temáticas associadas ao projeto e dois livros, congregando as principais propostas metodológicas resultantes da frutífera interação de mais de trinta investigadores ao longo dos quatro anos, foram publicados em espanhol, português e inglês.
Ao término do projeto, decidiu-se que um produto de feições mais práticas e utilitárias deveria coroar os esforços do grupo e partiu-se para produzir o que foi concebido como uma Caixa de Ferramentas para a aferição de qualidade em produtos jornalísticos digitais. O desafio era criar protocolos e modelos de análise que permitissem avaliar, comparativamente, elementos essenciais e específicos de produtos jornalísticos disponíveis em redes virtuais, indo além de prescrições gerais já estabelecidas para a avaliação de sites, que deixavam a desejar quanto a várias questões diferenciadoras da produção jornalística em particular.
A Caixa de Ferramentas materializou-se em 2011, como uma publicação acolhida pelo Projeto Editorial Livros LabCom da Universidade da Beira Interior, e recebeu o título Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo - Volume 1: Modelos.
Estávamos em território novo. Mas não em território totalmente não mapeado. Partindo da experiência acumulada pelo grupo de pesquisadores envolvidos no projeto, o primeiro passo foi eleger, dentre as várias alternativas existentes, um instrumental que pudesse fornecer parâmetros básicos e consistentes para análise das características de um site na internet. Em seguida, tratava-se de descobrir maneiras de aperfeiçoá-lo e desdobrá-lo para que viesse a possibilitar análises mais refinadas e aprofundadas dos elementos específicos que identificávamos como possíveis indicadores de qualidade para produtos jornalísticos.

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Entre 2007 e 2010, pesquisadores do Brasil e Espanha que integravam um convênio de colaboração acadêmica (Capes/DGU 140/07), envolvendo sete universidades de cada um dos países, dedicaram-se a pesquisar o que então se produzia no ciberjornalismo brasileiro e espanhol, estabelecendo metodologias de estudo e bases para perspectivas comparativas de análise.
Como é de praxe em iniciativas desse gênero, inúmeros artigos foram publicados em revistas acadêmicas especializadas, comunicações foram apresentadas em colóquios organizados no Brasil e na Espanha, teses e dissertações tiveram suas temáticas associadas ao projeto e dois livros, congregando as principais propostas metodológicas resultantes da frutífera interação de mais de trinta investigadores ao longo dos quatro anos, foram publicados em espanhol, português e inglês.
Ao término do projeto, decidiu-se que um produto de feições mais práticas e utilitárias deveria coroar os esforços do grupo e partiu-se para produzir o que foi concebido como uma Caixa de Ferramentas para a aferição de qualidade em produtos jornalísticos digitais. O desafio era criar protocolos e modelos de análise que permitissem avaliar, comparativamente, elementos essenciais e específicos de produtos jornalísticos disponíveis em redes virtuais, indo além de prescrições gerais já estabelecidas para a avaliação de sites, que deixavam a desejar quanto a várias questões diferenciadoras da produção jornalística em particular.
A Caixa de Ferramentas materializou-se em 2011, como uma publicação acolhida pelo Projeto Editorial Livros LabCom da Universidade da Beira Interior, e recebeu o título Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo – Volume 1: Modelos.
Estávamos em território novo. Mas não em território totalmente não mapeado. Partindo da experiência acumulada pelo grupo de pesquisadores envolvidos no projeto, o primeiro passo foi eleger, dentre as várias alternativas existentes, um instrumental que pudesse fornecer parâmetros básicos e consistentes para análise das características de um site na internet. Em seguida, tratava-se de descobrir maneiras de aperfeiçoá-lo e desdobrá-lo para que viesse a possibilitar análises mais refinadas e aprofundadas dos elementos específicos que identificávamos como possíveis indicadores de qualidade para produtos jornalísticos.

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