Eduardo J. M. Camilo & Outros (Edits.) – Ensaios De Comunicação Estratégica

Ensaios De Comunicação Estratégica constitui a súmula do itinerário de investigação que temos vindo a percorrer nos 18 anos de atividade docente na Universidade da Beira Interior (1992-2010). Trata-se de um compêndio de ensaios que reflete algumas das nossas apetências científico-pedagógicas

: as teorias da comunicação aplicadas a uma realidade corporativa concreta (os municípios portugueses), as teorias da comunicação e do discurso relativas a processos de comunicação política suportados por meios de comunicação específicos (os cartazes) e as teorias da comunicação publicitária. Três direções de investigação que traduzem fases distintas de experiência na Universidade da Beira Interior. A primeira, a mais remota, corresponde à fase em que o curso, então denominado de ‘Comunicação Social’, partilhava com a licenciatura em Sociologia, o Departamento de Sociologia. Correspondeu ao período da investigação sobre as teorias da comunicação corporativa e das estratégias de comunicação municipal. Nesta coletânea, esta fase encontra-se patente em dois textos que consideramos importantes por, de algum modo, terem contribuído para a valorização profissional da atividade comunicacional nos municípios ao nível das relações públicas e da assessoria de imprensa: “Eficácia vs democracia. Implicações para atividade comunicacional dos municípios” (2003) e “Dimensões corporativas da comunicação local: uma proposta de modelo” (2006). Se bem que tenham sido redigidos neste milênio, refletem a atividade docente de disciplinas como “Relações Públicas” ou “Técnicas Especiais de Informação” integradas na primeira estrutura curricular da licenciatura em Comunicação Social. Estes estudos deverão ser encarados como o produto do trabalho desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, subordinada a um projeto intitulado “Estratégias de Comunicação Municipal”, orientado pelo Professor Nelson Traquina.
A segunda direção de investigação corresponde à fase do doutoramento, prova científica supervisionada pelo Professor António Fidalgo e defendida em Março de 2001. O objeto temático e ângulo de análise alteraram-se substancialmente. As abordagens sociológicas e das teorias da comunicação enriqueceram-se com os contributos decorrentes da análise discursiva, concretamente, da semiologia. Por sua vez, a temática dos municípios deu lugar progressivamente à do discurso da legitimação político-partidária pós revolucionária (1974-1975). Deste rumo de investigação propomos um ensaio intitulado “Ocupações reais e simbólicas. Sobre a territorialidade de influência partidária nos cartazes políticos (Portugal, 1974 –1975)” de 2004. Apresenta a particularidade de nele se encontrar ensaiada a aplicação dos estudos sobre a proxémica de Edward Hall ao modo como os partidos, entretanto emergentes no campo político, concebiam simbolicamente o seu espaço de influência – a sua territorialidade de intervenção.

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A segunda direção de investigação corresponde à fase do doutoramento, prova científica supervisionada pelo Professor António Fidalgo e defendida em Março de 2001. O objeto temático e ângulo de análise alteraram-se substancialmente. As abordagens sociológicas e das teorias da comunicação enriqueceram-se com os contributos decorrentes da análise discursiva, concretamente, da semiologia. Por sua vez, a temática dos municípios deu lugar progressivamente à do discurso da legitimação político-partidária pós revolucionária (1974-1975). Deste rumo de investigação propomos um ensaio intitulado “Ocupações reais e simbólicas. Sobre a territorialidade de influência partidária nos cartazes políticos (Portugal, 1974 –1975)” de 2004. Apresenta a particularidade de nele se encontrar ensaiada a aplicação dos estudos sobre a proxémica de Edward Hall ao modo como os partidos, entretanto emergentes no campo político, concebiam simbolicamente o seu espaço de influência – a sua territorialidade de intervenção.

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