
A proposta de publicarmos esta Autobiografia Educacional surge do resultado de um trabalho da disciplina de Antropologia Filosófica ministrada por mim, prof. Edson Ferreira da Costa, para os estudantes do segundo período do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na ocasião, como uma das atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes, foi proposta a escrita de uma autobiografia educacional fazendo um resgate de acontecimentos diretamente relacionados às suas vivências familiares, sociais e escolares. Alguns textos foram selecionados tendo como critério a clareza na exposição do que foi relatado e a relação com o que foi solicitado.
Cada história traz a sua riqueza de detalhe, sendo muitas o retrato da realidade da grande maioria dos estudantes brasileiros, que, por uma série de limitações, encontram inúmeras dificuldades para ingressar e permanecer no ensino superior. Mesmo em meio às condições mínimas de subsistência, esses autores conseguiram chegar à universidade pública e iniciar um curso superior.
Parte das histórias é de muita luta contra uma série de realidades e acontecimentos que contraditoriamente poderiam se tornar conteúdo de relatos de abandono e negação da educação como ferramenta de transformação pessoal e social, mas o que vemos nos escritos contradiz o que se espera de uma lógica fatalista da vida.
As histórias se cruzam como compreensão da vida e como esforço de superar as limitações impostas pelas circunstâncias materiais, exercitando, por meio da educação, a capacidade de romper com a naturalização da permanência das condições de conformismo e aceitação do momento presente.
É com muito respeito e admiração a todos que generosamente compartilham parte de suas narrativas de vida que apresentamos este material, que, assim como a vida de cada um, é somente uma parte de tantas lutas e conquistas que fazemos, muitas vezes, de forma silenciosa, mas, como bem fala Ortega, falar é uma necessidade vital para nos compreendermos melhor.
O que vamos ver ao longo das narrativas são relatos de vida que estão muito aproximados do conceito de vida biográfica desenvolvido pelo filósofo espanhol José Ortega y Gasset. Foi a partir da literatura orteguiana que resolvemos pensar de forma prática como compreender a vida de cada autor a partir de uma concepção histórico vivencial, considerando que a vida é um acontecimento pessoal e intransferível e que no absoluto espaço da intimidade, narrar o acontecido nos ajuda a compreender as nossas contradições.
