
Os Homens Que Salvavam Livros
- História
- 53 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

David E. Fishman - Os Homens Que Salvavam Livros: A Luta Para Proteger Os Tesouros Judeus Das Mãos Dos Nazistas
Os Homens Que Salvavam Livros é a incrível história real dos habitantes do gueto de Vilna, na Lituânia, que resgataram milhares de livros e manuscritos raros da cultura judaica por duas vezes – primeiro das mãos dos nazistas, depois dos soviéticos.
Tendo como base documentos judaicos, alemães e soviéticos, incluindo diários, cartas, memórias e entrevistas do autor com vários participantes da história, Os Homens Que Salvavam Livros registra as atividades ousadas de um grupo de poetas e eruditos que se tornaram combatentes e contrabandistas na cidade conhecida como a “Jerusalém da Lituânia”.
Partindo de uma extensa pesquisa do principal estudioso do gueto de Vilna, de estilo e ousadia excepcionais, Os Homens Que Salvavam Livros é uma história épica de heroísmo, um conto pouco conhecido dos dias mais sombrios da guerra.
Os alemães usaram quarenta internos do gueto como trabalhadores escravos para selecionar, empacotar e transportar o material. Em um desesperador projeto de dezoito meses, os membros do grupo de trabalho escravo, apelidados de “brigada do papel”, enrolaram livros em volta de seu torso e conseguiram fazê-los passar escondidos pelos guardas alemães.
Quando pegos, enfrentavam a morte no esquadrão de fuzilamento em Ponar, o local de assassínio em massa nos arredores de Vilna.
Depois que Vilna foi libertada dos alemães, os membros sobreviventes da “brigada do papel” desencavaram os tesouros culturais ocultos em bunkers e esconderijos. Mas logo chegaram a uma dura constatação: as autoridades soviéticas que assumiram o controle de Vilna eram tão hostis à cultura judaica quanto os nazistas.
Tiveram então que resgatar de novo os tesouros e tirá-los da União Soviética. Mas contrabandear livros e documentos pela fronteira soviético-polonesa era tão arriscado quanto a operação no gueto.
Os Homens Que Salvavam Livros conta a história de homens e mulheres que mostraram uma devoção inabalável à literatura e à arte, dispostos a arriscar a própria vida por isso. Coloca homens e mulheres de letras em confronto com dois dos mais mortíferos regimes da história.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.