
A lógica matemática é de fundamental importância para as linguagens de programação necessárias para a construção de programas de computador (softwares).
É com base na lógica matemática que as linguagens de computador são descritas. Em lógica, uma linguagem de computador é dita como linguagem formal, pois o formalismo é dado pela representação matemática.
A linguagem natural é um meio de comunicação utilizado no cotidiano das pessoas, por exemplo, Português, Inglês, Espanhol. Uma das características dessas linguagens é a ambiguidade, ou seja, uma sentença pode ser interpretada de diferentes formas.
Em um sistema computacional não podemos ter ambiguidades; portanto, precisamos de mecanismos que permitam expressar os sistemas computacionais de forma não ambígua.
A lógica é o fundamento mais básico desses sistemas e tem sido amplamente estudada. Tanto as linguagens naturais quanto as formais possuem sintaxe (como se escreve) e semântica (significado). No entanto, apenas linguagens formais são livres de ambiguidade.
Para que isso seja possível, estudaremos, neste capítulo, os fundamentos da lógica matemática. Os fundamentos que veremos a seguir serão utilizados nas demais disciplinas no curso, principalmente naquelas que abordam linguagens de programação. Dessa forma, é de extrema importância o estudo da lógica clássica e, principalmente, da lógica proposicional.
A lógica proposicional deverá ser compreendida e posteriormente será constantemente revista nas outras disciplinas. Entender a lógica proposicional capacitará o aluno a resolver problemas computacionais.
A Lógica Matemática é a base do pensamento computacional, ou seja, a forma como os computadores realizam tarefas. Apesar de ter origem na filosofia há muitos anos, com o desenvolvimento da computação, a Lógica tem evoluído muito.
Este livro trata da lógica proposicional e de predicados que são fundamentais para o entendimento de diversas outras matérias na área de Ciência da Computação. Também versaremos sobre lógicas não clássicas, que serão vistas novamente em disciplinas mais avançadas do curso, como Inteligência Artificial.











