
Tecnologias Digitais Na Alfabetização apresenta parte dos resultados de uma pesquisa intitulada “Atividades e jogos digitais de alfabetização: estudo sobre o uso do computador e suas implicações como instrumento de alfabetização em sala de alfabetização no município de Belo Horizonte”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, em uma escola pública do município, durante os anos de 2013 a 2015, com crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
Tecnologias Digitais Na Alfabetização pretende aproximar os campos da pesquisa e da pedagogia escolar, de modo a inspirar professores a utilizar as tecnologias digitais, principalmente de atividades e jogos digitais, em seus espaços de trabalho.
Fazemos isso por meio da indicação de que é possível, no cotidiano da alfabetização, realizar o mesmo tipo de trabalho que empreendemos na pesquisa.
Mas, mesmo dando destaque a esse objeto tão importante nos anos iniciais, não perdemos de vista a necessária articulação com a leitura e a produção de textos, considerando sempre os usos sociais da escrita. Ou seja, as crianças aprendem o sistema de escrita porque precisam utilizá-lo e compreender como a escrita funciona na sociedade para produzir sentidos.
Ao observarmos o uso de atividades e jogos digitais em turmas de alfabetização, adotamos uma concepção de pesquisa colaborativa e de intervenção em sala de aula.
Isto é, a pesquisa foi concebida por um grupo, uma equipe de pesquisadoras
da Universidade Federal de Minas Gerais e uma professora pesquisadora dos anos iniciais do ensino fundamental.
Foi essa professora a responsável por intervir, aplicando em sala de aula, e considerando o desenvolvimento e demandas reais de suas turmas, uma proposta de ensino intencionalmente planejada para lidar com a alfabetização por meio de atividades e jogos digitais.
