Fragmentos De Memórias E História De Vida

Fragmentos De Memórias E História De Vida tem como objetivo é preservar narrativas de trajetórias de sujeitos históricos “extraordinariamente comuns”.

A observação dos muitos acontecimentos históricos, ocorridos ao longo do tempo, leva-nos à percepção de que cada ser humano, em alguma medida, é sujeito do processo histórico.

E ainda, que é o conjunto de suas experiências ao longo da vida que compõem as “as páginas da História”, vivências essas que, em sua maioria absoluta, não são registradas em escrita ou imagens, o que deixa à Memória a função de preservá-las, a fim de evitar que se percam, completa e definitivamente, com a morte daqueles que as experienciaram.

Nesse sentido, é no contexto da História do Tempo Presente que a Memória se destaca ainda mais enquanto fonte e arcabouço de análises que buscam trazer à luz as perspectivas daqueles que, por motivos que escapam ao que intencionamos com Fragmentos De Memórias E História De Vida, não tiveram espaço na construção da “memória oficial”, mas que, por meio da História Oral, têm a oportunidade de registrar as narrativas de memória construídas acerca de suas trajetórias em instantes específicos de suas vidas, o que confere a nós, historiadores, novas possibilidades de análises e perspectivas multifacetadas para a representação de passados cuja releitura se deu, até então, por meio da análise de fontes históricas distantes da Memória.

Foi a partir desta percepção que, no primeiro semestre do ano de 2018, ao final da disciplina de História Oral no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGH/PUCRS), cujo trabalho final foi a entrega de: uma entrevista (gravação e transcrição), um breve texto com uma análise desta entrevista e as percepções do entrevistador durante sua realização, e ainda, opcionalmente, sugestões de atividades de prática pedagógica que utilizem a História Oral como principal ferramenta.

Decidimos, em acordo com a turma, selecionar alguns trabalhos a fim de compor Fragmentos De Memórias E História De Vida, cujo principal objetivo é preservar narrativas de trajetórias de sujeitos históricos “extraordinariamente comuns”, que sempre constituíram a maioria absoluta dos mais diferentes grupos sociais humanos, mas que, ainda assim, têm seus registros históricos limitados aqueles afetos à família e/ou comunidade local e, portanto, com pouca ou nenhuma visibilidade em outros tipos de fontes históricas.

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E ainda, que é o conjunto de suas experiências ao longo da vida que compõem as “as páginas da História”, vivências essas que, em sua maioria absoluta, não são registradas em escrita ou imagens, o que deixa à Memória a função de preservá-las, a fim de evitar que se percam, completa e definitivamente, com a morte daqueles que as experienciaram.

Nesse sentido, é no contexto da História do Tempo Presente que a Memória se destaca ainda mais enquanto fonte e arcabouço de análises que buscam trazer à luz as perspectivas daqueles que, por motivos que escapam ao que intencionamos com Fragmentos De Memórias E História De Vida, não tiveram espaço na construção da “memória oficial”, mas que, por meio da História Oral, têm a oportunidade de registrar as narrativas de memória construídas acerca de suas trajetórias em instantes específicos de suas vidas, o que confere a nós, historiadores, novas possibilidades de análises e perspectivas multifacetadas para a representação de passados cuja releitura se deu, até então, por meio da análise de fontes históricas distantes da Memória.

Foi a partir desta percepção que, no primeiro semestre do ano de 2018, ao final da disciplina de História Oral no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGH/PUCRS), cujo trabalho final foi a entrega de: uma entrevista (gravação e transcrição), um breve texto com uma análise desta entrevista e as percepções do entrevistador durante sua realização, e ainda, opcionalmente, sugestões de atividades de prática pedagógica que utilizem a História Oral como principal ferramenta.

Decidimos, em acordo com a turma, selecionar alguns trabalhos a fim de compor Fragmentos De Memórias E História De Vida, cujo principal objetivo é preservar narrativas de trajetórias de sujeitos históricos “extraordinariamente comuns”, que sempre constituíram a maioria absoluta dos mais diferentes grupos sociais humanos, mas que, ainda assim, têm seus registros históricos limitados aqueles afetos à família e/ou comunidade local e, portanto, com pouca ou nenhuma visibilidade em outros tipos de fontes históricas.

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