Aviação Comercial Na América Do Sul (1920–1941)

O livro desenvolve um tema pouco conhecido: as disputas pela aviação comercial da América do Sul entre alemães e norte-americanos no período de 1920-1941.

Reunir informações sobre a aeronáutica no Brasil não foi tarefa fácil, porque sua história está apenas começando a ser escrita. Contudo, me foi de fundamental ajuda a obra de Pereira, que, além de ser um incansável pesquisador de aviação, viveu intensamente esse período como piloto da Condor. A leitura do seu trabalho e as posteriores entrevistas que com ele realizei me possibilitaram conhecer os bastidores da aviação dessa época.

Pelo exame da bibliografia citada, verifiquei a enorme influência exercida pelos franceses e alemães na aviação comercial da América do Sul e particularmente no Brasil no início do presente século. Durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, França e Alemanha vão perdendo espaço para os norte-americanos.

Constatado que a mudança de influência acontecera durante a Segunda Guerra Mundial, a questão agora era saber como e em que circunstâncias havia ocorrido esta mudança. Na verdade, esse era o ponto que permanecia ainda inexplicado pelos estudiosos do tema. Dessa forma, propus-me deslindar esses dois aspectos.

Em síntese, o presente livro pretende desenvolver um tema pouco conhecido: as disputas pela aviação comercial da América do Sul entre alemães e norte-americanos no período de 1920-1941. No entanto, é inegável que a questão assume fundamental importância não só pela compreensão do momento histórico de sua ocorrência como também pelos subsídios que oferece para a compreensão da situação da aviação comercial na América do Sul em datas mais recentes.

Além disso, como acredita-se que o estudo de caso específico pode trazer luzes para o entendimento do todo, espera-se que esse trabalho possa ser mais uma contribuição para o entendimento de como se dá a hegemonia dos Estados Unidos sobre a América do Sul.

Claudia Musa Fay possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora no Curso de licenciatura e bacharelado em História da PUCRS e no Curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS onde leciona a disciplina História da Aviação.

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Reunir informações sobre a aeronáutica no Brasil não foi tarefa fácil, porque sua história está apenas começando a ser escrita. Contudo, me foi de fundamental ajuda a obra de Pereira, que, além de ser um incansável pesquisador de aviação, viveu intensamente esse período como piloto da Condor. A leitura do seu trabalho e as posteriores entrevistas que com ele realizei me possibilitaram conhecer os bastidores da aviação dessa época.

Pelo exame da bibliografia citada, verifiquei a enorme influência exercida pelos franceses e alemães na aviação comercial da América do Sul e particularmente no Brasil no início do presente século. Durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, França e Alemanha vão perdendo espaço para os norte-americanos.

Constatado que a mudança de influência acontecera durante a Segunda Guerra Mundial, a questão agora era saber como e em que circunstâncias havia ocorrido esta mudança. Na verdade, esse era o ponto que permanecia ainda inexplicado pelos estudiosos do tema. Dessa forma, propus-me deslindar esses dois aspectos.

Em síntese, o presente livro pretende desenvolver um tema pouco conhecido: as disputas pela aviação comercial da América do Sul entre alemães e norte-americanos no período de 1920-1941. No entanto, é inegável que a questão assume fundamental importância não só pela compreensão do momento histórico de sua ocorrência como também pelos subsídios que oferece para a compreensão da situação da aviação comercial na América do Sul em datas mais recentes.

Além disso, como acredita-se que o estudo de caso específico pode trazer luzes para o entendimento do todo, espera-se que esse trabalho possa ser mais uma contribuição para o entendimento de como se dá a hegemonia dos Estados Unidos sobre a América do Sul.

Claudia Musa Fay possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora no Curso de licenciatura e bacharelado em História da PUCRS e no Curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS onde leciona a disciplina História da Aviação.

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