História E Educação Comparada

O livro História E Educação Comparada apresenta um conjunto de teses que se revelam inovadoras, apresentando um elo peculiar.

A nossa Linha de Pesquisa, História e Educação Comparada (LHEC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), sem menosprezar as demais linhas, está aqui representada por um conjunto de teses que, a cada semestre e a cada dissertação ou tese defendida, se revelam inovadoras, apresentando um elo peculiar porque, afinal, comparar sempre remete o pesquisador a mais de um espaço, espaço compreendido não apenas naquele sentido temático tradicional, mas visto numa visão cultural, onde as diversas e contraditórias representações se projetam, exigindo dos alunos e professores uma análise mais acurada dos assuntos estudados.

Em síntese, a nossa proposição de ensino e pesquisa vai além do tradicional conceito de interdisciplinaridade, uma vez que almejamos tornar realidade “O Sonho Transdisciplinar”, no sentido atribuído por Hilton Japiassú, com a revelação de uma “multitemática”, cuja dimensão seja capaz de romper as tradicionais fronteiras, do local e/ou do regional, aproximando espaços culturais bem distantes, mas interconectados, como se observa nas relações entre estudos e práticas educativas, reveladas em Portugal e no Brasil.

Nessa perspectiva, a formação proposta se volta à autonomização dos pesquisadores educados, onde o nível acadêmico proposto se destaca por simbolizar uma via plural, onde nenhum tema é estudado de forma isolada, com aplicação de rígidas normas reguladoras, mas como uma das possibilidades de apresentação de discursos subjetivos, que levem os leitores a novas indagações e não a conclusões indiciárias.

Esperamos que os que tiverem gosto em ler esta coletânea de teses, aqui apresentadas, sintam-se estimulados a apresentar novas reflexões acerca dos temas aqui tratados, que representam quiçá a abertura de novas vias, em busca de uma melhor compreensão da pluralidade de temas, que se entrecruzam e nos desafiam quando atentamos para as experiências cotidianas no campo da educação.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

História E Educação Comparada

O livro História E Educação Comparada apresenta um conjunto de teses que se revelam inovadoras, apresentando um elo peculiar.

A nossa Linha de Pesquisa, História e Educação Comparada (LHEC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), sem menosprezar as demais linhas, está aqui representada por um conjunto de teses que, a cada semestre e a cada dissertação ou tese defendida, se revelam inovadoras, apresentando um elo peculiar porque, afinal, comparar sempre remete o pesquisador a mais de um espaço, espaço compreendido não apenas naquele sentido temático tradicional, mas visto numa visão cultural, onde as diversas e contraditórias representações se projetam, exigindo dos alunos e professores uma análise mais acurada dos assuntos estudados.

Em síntese, a nossa proposição de ensino e pesquisa vai além do tradicional conceito de interdisciplinaridade, uma vez que almejamos tornar realidade “O Sonho Transdisciplinar”, no sentido atribuído por Hilton Japiassú, com a revelação de uma “multitemática”, cuja dimensão seja capaz de romper as tradicionais fronteiras, do local e/ou do regional, aproximando espaços culturais bem distantes, mas interconectados, como se observa nas relações entre estudos e práticas educativas, reveladas em Portugal e no Brasil.

Nessa perspectiva, a formação proposta se volta à autonomização dos pesquisadores educados, onde o nível acadêmico proposto se destaca por simbolizar uma via plural, onde nenhum tema é estudado de forma isolada, com aplicação de rígidas normas reguladoras, mas como uma das possibilidades de apresentação de discursos subjetivos, que levem os leitores a novas indagações e não a conclusões indiciárias.

Esperamos que os que tiverem gosto em ler esta coletânea de teses, aqui apresentadas, sintam-se estimulados a apresentar novas reflexões acerca dos temas aqui tratados, que representam quiçá a abertura de novas vias, em busca de uma melhor compreensão da pluralidade de temas, que se entrecruzam e nos desafiam quando atentamos para as experiências cotidianas no campo da educação.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog