Metodologias Ativas: Introdução

Este volume Metodologias Ativas: Introdução apresenta um diálogo sobre o que são e como se desenvolvem as metodologias ativas.

Como saber se os alunos estão aprendendo e compreendendo o que o professor ensina em sala de aula? O conteúdo ensinado é adequado ao ano escolar e à idade dos alunos? As experiências de um professor de outra escola podem valer para a minha classe? De que maneira posso estimular os alunos a participar da aula e aprender? Por que alguns alunos acham as aulas entediantes?

Questionamentos como esses são recorrentes no cotidiano de professores. Às vezes, a sensação é de não saber o que fazer para que os alunos se envolvam com as atividades, pois há momentos em que eles parecem viver em um mundo à parte e momentos em que se entediam facilmente. Envolvê-los no processo de ensino-aprendizagem é um desafio.

Diante dessas e de outras questões que o professor enfrenta em sua prática educativa, foi desenvolvido este trabalho sobre metodologias ativas, que visa abordar intervenções pedagógicas que estimulam os alunos a se envolver no processo de construção do conhecimento, possibilitando-lhes refletir, estabelecer relações, fazer descobertas e dar sentido aos conteúdos estudados.

A proposta é apresentar possíveis mudanças na prática escolar, por meio de metodologias que permitam aos alunos e professores construírem o conhecimento e ampliarem os saberes, em um ambiente desafiador e respeitoso.

Este volume Metodologias Ativas: Introdução apresenta um diálogo sobre o que são e como se desenvolvem as metodologias ativas, a fim de que se estabeleça uma conexão entre conteúdo, práticas pedagógicas, processo de ensino e aprendizagem significativa.

Os questionamentos levantados na apresentação deste volume são ao mesmo tempo provocadores e estimuladores, pois fazem todos os envolvidos no ensino -aprendizagem pensarem sobre a complexidade do processo, que o processo é contínuo e exige uma organização das práticas pedagógicas para tornar a experiência escolar significativa.

Práticas escolares que valorizam o aluno como protagonista permitem que ele participe do processo e se envolva na construção de diferentes conhecimentos. Dessa forma, o aluno pode compreender a realidade e a explicação para os fenômenos naturais, a criação de um objeto técnico, a descoberta de uma vacina, entre outros.

Um aluno estimulado busca sentido no que aprende; se desestimulado, não encontrando sentido naquilo que está estudando, reforça os obstáculos que podem dificultar a aprendizagem.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Metodologias Ativas: Introdução

Este volume Metodologias Ativas: Introdução apresenta um diálogo sobre o que são e como se desenvolvem as metodologias ativas.

Como saber se os alunos estão aprendendo e compreendendo o que o professor ensina em sala de aula? O conteúdo ensinado é adequado ao ano escolar e à idade dos alunos? As experiências de um professor de outra escola podem valer para a minha classe? De que maneira posso estimular os alunos a participar da aula e aprender? Por que alguns alunos acham as aulas entediantes?

Questionamentos como esses são recorrentes no cotidiano de professores. Às vezes, a sensação é de não saber o que fazer para que os alunos se envolvam com as atividades, pois há momentos em que eles parecem viver em um mundo à parte e momentos em que se entediam facilmente. Envolvê-los no processo de ensino-aprendizagem é um desafio.

Diante dessas e de outras questões que o professor enfrenta em sua prática educativa, foi desenvolvido este trabalho sobre metodologias ativas, que visa abordar intervenções pedagógicas que estimulam os alunos a se envolver no processo de construção do conhecimento, possibilitando-lhes refletir, estabelecer relações, fazer descobertas e dar sentido aos conteúdos estudados.

A proposta é apresentar possíveis mudanças na prática escolar, por meio de metodologias que permitam aos alunos e professores construírem o conhecimento e ampliarem os saberes, em um ambiente desafiador e respeitoso.

Este volume Metodologias Ativas: Introdução apresenta um diálogo sobre o que são e como se desenvolvem as metodologias ativas, a fim de que se estabeleça uma conexão entre conteúdo, práticas pedagógicas, processo de ensino e aprendizagem significativa.

Os questionamentos levantados na apresentação deste volume são ao mesmo tempo provocadores e estimuladores, pois fazem todos os envolvidos no ensino -aprendizagem pensarem sobre a complexidade do processo, que o processo é contínuo e exige uma organização das práticas pedagógicas para tornar a experiência escolar significativa.

Práticas escolares que valorizam o aluno como protagonista permitem que ele participe do processo e se envolva na construção de diferentes conhecimentos. Dessa forma, o aluno pode compreender a realidade e a explicação para os fenômenos naturais, a criação de um objeto técnico, a descoberta de uma vacina, entre outros.

Um aluno estimulado busca sentido no que aprende; se desestimulado, não encontrando sentido naquilo que está estudando, reforça os obstáculos que podem dificultar a aprendizagem.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog