
Durante muitos anos, o aluno que apresentava algum tipo de diferença foi tratado de maneira excludente, ou seja, foi colocado a margem, ou melhor, excluído, e deixado de fora da ação educativa. Atualmente, mediante muitas lutas e conquistas essa situação vem se modificando, a fim de dar a todos uma educação de qualidade e inclusiva, até mesmo aos alunos com Déficit de atenção e que estão fora da faixa etária para estarem matriculados no ensino regular.
Deste modo, para que se possa estar inteirado do assunto, de maneira que se compreenda que a inclusão começa dentro de cada um e que os sistemas de ensino devem obrigatoriamente, incluir, é preciso estudar, pesquisar, ler para se construir novos conceitos e ultrapassar as barreiras que foram construídas ao longo de muitos anos.
A obra intitulada como Educação Inclusiva: Corroborando com O Processo De Aprendizagem, organizada por Cícero de Sousa de Lacerda, Jader Rodrigues de Carvalho Rocha, Josemary Marcionila Freire Rodrigues de Carvalho Rocha e Wellington Cavalcanti de Araújo, tem como objetivo mostrar a importância da Educação inclusiva dentre a formação de um saber igualitário.
Nesse sentido pressupõem que o educador precisa compreender toda uma complexidade da realidade das salas de aulas. Cada sala de aula é um universo diferente e cada aluno tem sua forma de construir seu conhecimento. Dentre essa perspectiva o educador precisa está preparado para compreender como intermediar o processo de construção desses saberes.
O desafiador dentre esse contexto é o educador conseguir atingir o processo de ensino aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades. A educação inclusiva proporciona o acesso a todos ao saber e minimiza as barreiras para aprendizagem, engloba todos os alunos no processo de crescimento e desenvolvimento que vivenciam o processo de ensino aprendizagem de acordo com suas particularidades.











