
Mistérios Das Grandes Navegações: Um Olhar Juvenil é resultado de um trabalho interdisciplinar mediado pelos professores de História e Produção Textual com os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Logos.
Nos séculos XV-XVI, as Grandes Navegações tiveram valor transformador, revolucionando a sociedade da época – novos povos, culturas, olhares, saberes, modos de vida, religiões, formas de se relacionar com o mundo foram descobertos, descortinados.
Num choque cultural, o mundo ampliou-se e já não era possível deter as influências que cada cultura exercia sobre a outra.
Atualmente, num mundo globalizado, onde a internet e as altas tecnologias permitem muito mais do que transformações em ritmo acelerado, as culturas diversas vêm se cruzando, se misturando.
Conhecer o outro a partir de um click é uma realidade que conecta o mundo de tal forma que já não há barreiras para a rede de relações que surgem entre as diferentes culturas, em qualquer lugar do planeta.
Dessa forma, falar sobre as Grandes Navegações torna-se pertinente, diante de tamanha expansão que o mundo contemporâneo tem vivenciado.
A proposta nesta obra tem como objetivo transformar teoria em prática e conduzir o aluno pelos rumos dos acontecimentos, transformando o ambiente de sala de aula em um verdadeiro laboratório onde o “fazer história” se torna presente.
Aguçar a análise crítica através de textos próprios revela ao aluno como a história pode ter diferentes interpretações a partir de pontos de vistas diversos, auxiliando-o a refletir e problematizar questões, de modo a contribuir para sua formação como protagonista na sociedade em que está inserido.
É neste cenário que a linguagem, elemento fundamental de interação com o meio, possibilita o educando além de aprimorar a habilidade de decodificação da língua, compreender, modificar, comunicar e exercer um papel ativo na sociedade.











