Aristófanes – Um Deus Chamado Dinheiro
Um Deus Chamado Dinheiro é uma saborosa comédia de Aristófanes sobre um tema bastante atual: a maneira injusta como a riqueza é distribuída entre os homens.
Crêmilo, ateniense íntegro e um dos personagens principais da peça, vê o dinheiro concentrado nas mãos dos corruptos, enquanto os honestos tornam-se cada vez mais pobres. Indignado, dirige-se ao oráculo de Apolo, para saber do deus que tipo de educação deve dar a seu filho, já que teme por seu futuro. Crêmilo chega a perguntar: “Do jeito que as coisas estão, não seria melhor eu ‘deseducá-lo’ de acordo com os costumes atuais?”.
O deus aconselha-o a seguir a primeira pessoa que encontre ao deixar o santuário e levá-la para ir morar com ele em sua casa. Essa pessoa é um velho cego que, sob pressão, revela sua identidade: trata-se de Pluto, o deus da riqueza, que Zeus cegara por estar desgostoso com os homens.
Crêmilo decide obter a cura da cegueira de Pluto, de tal maneira que ele possa evitar as pessoas más e enriquecer apenas as virtuosas. A Pobreza intervém e tenta convencer Crêmilo a desistir de sua ideia, alertando-o para as consequências desastrosas de sua decisão.As comédias de Aristófanes são a fonte mais autêntica para a reconstrução dos detalhes da vida cotidiana em Atenas na época clássica.
Aristófanes (ca. 447 a.C. ca. 385 a.C.) É considerado o maior representante da comédia antiga. Os autores trágicos Ésquilo, Sófocles e Eurípedes e o autor de comédias Aristófanes (séc.V-IV a.C.) são os únicos dramaturgos da Antiguidade grega que tiveram peças conservadas na íntegra. Todos eles venceram os famosos concursos dramáticos do século V a.C., berço do teatro tal como o conhecemos hoje.
Ao longo de sua vida, escreveu e apresentou cerca de quarenta comédias. Destas, conhecemos alguns títulos, vários fragmentos e onze peças inteiras (que foram adotadas nas escolas de retórica dos romanos). As comédias que nos chegaram inteiras são: Acarnenses (425 a. C.), Cavaleiros (424 a. C.), Nuvens (423 a. C.), Vespas (422 a. C.), Paz (421 a. C.), Aves (414 a.C.), Lisístrata (411 a. C.), Mulheres que comemoram as Tesmoforias (411 a. C.), Rãs (405 a. C.), Assembléia das mulheres (392 a. C.) e Um Deus Chamado Dinheiro (388 a. C.).

Respostas de 2
Link quebrado
Link consertado. Obrigado pelo aviso!