Projetos Multidisciplinares Integração Do Conhecimento

O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, apresenta em seu Projeto Político Pedagógico a necessidade dos discentes desenvolverem desde o primeiro período um Projeto Multidisciplinar.


Os Projetos Multidisciplinares têm como objetivo fundamental propiciar a integração e aplicação do conhecimento das unidades curriculares, pelos acadêmicos, ao longo do curso.
Conceitualmente, os Projetos Multidisciplinares são instrumentos pedagógicos para consolidação das estratégias de ensino e aprendizagem que visam possibilitar a integração transversal e vertical do conteúdo das unidades curriculares durante a trajetória do discente no BCT.
Os projetos iniciam-se no primeiro período e à medida que o acadêmico avança no curso ocorre a integração do conhecimento em complexidade crescente.
Esta atividade é desenvolvida em grupo de até 08 (oito) alunos e tem como meta final a elaboração e defesa de um estudo em forma de pesquisa bibliográfica, artigo, memorial ou monografia.
Estes projetos correspondem aos tradicionais trabalhos de conclusão de cursos (TCCs). Em cada período o discente cursa uma unidade curricular específica para dar suporte ao desenvolvimento do Projeto Multidisciplinar.
No primeiro período a unidade “Introdução às Tecnologias e Engenharias” inicia o processo através da identificação de um problema científico/tecnológico e ocorre o primeiro contato do discente com a forma de elaboração de um projeto.
Ao longo dos períodos subsequentes, as unidades PM I/PIEPEX (2º período) até PM V/PIEPEX (6º período) fornecem o apoio para o desenvolvimento do Projeto Multidisciplinar.
A elaboração deste livro foi motivada pela necessidade de valorizar os trabalhos que foram desenvolvidos pelas primeiras turmas de formandos do BCT no período compreendido entre os anos de 2011-2014. Foram finalizados 94 trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Projetos Multidisciplinares. Estes foram classificados, pelos autores do livro, nas seguintes áreas de pesquisa:
Ambiental (35 trabalhos), Materiais (18 trabalhos), Química (12 trabalhos), Mineração (08 trabalhos), Energia (07 trabalhos), Modelagem/Matemática (04 trabalhos), Microbiologia (04 trabalhos), Física (02 trabalhos), Geociências (01 trabalho), Educação (01 trabalho), Ecologia (01 trabalho) e Estatística (01 trabalho).

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Projetos Multidisciplinares Integração Do Conhecimento

O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, apresenta em seu Projeto Político Pedagógico a necessidade dos discentes desenvolverem desde o primeiro período um Projeto Multidisciplinar.
Os Projetos Multidisciplinares têm como objetivo fundamental propiciar a integração e aplicação do conhecimento das unidades curriculares, pelos acadêmicos, ao longo do curso.
Conceitualmente, os Projetos Multidisciplinares são instrumentos pedagógicos para consolidação das estratégias de ensino e aprendizagem que visam possibilitar a integração transversal e vertical do conteúdo das unidades curriculares durante a trajetória do discente no BCT.
Os projetos iniciam-se no primeiro período e à medida que o acadêmico avança no curso ocorre a integração do conhecimento em complexidade crescente.
Esta atividade é desenvolvida em grupo de até 08 (oito) alunos e tem como meta final a elaboração e defesa de um estudo em forma de pesquisa bibliográfica, artigo, memorial ou monografia.
Estes projetos correspondem aos tradicionais trabalhos de conclusão de cursos (TCCs). Em cada período o discente cursa uma unidade curricular específica para dar suporte ao desenvolvimento do Projeto Multidisciplinar.
No primeiro período a unidade “Introdução às Tecnologias e Engenharias” inicia o processo através da identificação de um problema científico/tecnológico e ocorre o primeiro contato do discente com a forma de elaboração de um projeto.
Ao longo dos períodos subsequentes, as unidades PM I/PIEPEX (2º período) até PM V/PIEPEX (6º período) fornecem o apoio para o desenvolvimento do Projeto Multidisciplinar.
A elaboração deste livro foi motivada pela necessidade de valorizar os trabalhos que foram desenvolvidos pelas primeiras turmas de formandos do BCT no período compreendido entre os anos de 2011-2014. Foram finalizados 94 trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Projetos Multidisciplinares. Estes foram classificados, pelos autores do livro, nas seguintes áreas de pesquisa:
Ambiental (35 trabalhos), Materiais (18 trabalhos), Química (12 trabalhos), Mineração (08 trabalhos), Energia (07 trabalhos), Modelagem/Matemática (04 trabalhos), Microbiologia (04 trabalhos), Física (02 trabalhos), Geociências (01 trabalho), Educação (01 trabalho), Ecologia (01 trabalho) e Estatística (01 trabalho).

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog