Conceitos Essenciais Da Sociologia

Anthony Giddens & Philip W. Sutton - Conceitos Essenciais Da Sociologia

Este livro é uma espécie de manual contemporâneo da Sociologia, apresentando 67 de seus conceitos essenciais.

Com uma linguagem clara e concisa, Anthony Giddens e Philip W. Sutton explicam terminologias e ideias fundamentais dessa disciplina

, bem como suas origens e suas aplicações contemporâneas, obtendo, ao final, uma obra que fornece um panorama atualizado dos desenvolvimentos da Sociologia nos últimos 150 anos.

Alguns conceitos sociológicos são muito antigos e resistiram ao teste do tempo excepcionalmente bem. Classe, burocracia, capitalismo, gênero, pobreza, família e poder, por exemplo, continuam fundamentais para o “fazer” da Sociologia.

Outros foram desenvolvidos há muito menos tempo. Globalização, pós-modernidade, reflexividade, meio ambiente, curso de vida, justiça restaurativa e modelo social de deficiência – todos fazem parte do léxico conceitual, representando uma parte das mudanças significativas das últimas décadas. Tudo isso significa que ficou mais difícil compreender o formato total da disciplina.

Conceitos Essenciais Da Sociologia contribui para essa tarefa apresentando alguns dos conceitos essenciais da Sociologia, muitos dos quais atuam como sinalizadores de determinados desenvolvimentos nos últimos 150 anos.

A compreensão desses conceitos essenciais, suas origens e sua aplicação contemporânea deverá ajudar o leitor a entender como a disciplina Sociologia cresceu ao longo do tempo.

O desenvolvimento de conceitos nesse campo é, em geral, ligado a teorias e estudos empíricos que exigem novos conceitos para explicar suas descobertas.

Alguns conceitos como status, classe e risco originam-se na sociedade e são trazidos desse contexto para a Sociologia, para então serem discutidos e refinados, tornando-se mais precisos e úteis nesse processo.

Outros como alienação, pânico moral e globalização são criados especificamente por sociólogos para ajudá-los a estudar os fenômenos sociais, porém escorregam para o cotidiano, passando a influenciar as percepções das pessoas em relação ao mundo em que vivem.

Isso difere muito das ciências naturais. Seja qual for o número de conceitos criados nas ciências naturais, eles não têm o potencial de modificar o comportamento de animais e plantas. Conforme argumentado por Anthony Giddens, esse é um exemplo de processo de “mão única”.

Na Sociologia, os conceitos, as descobertas em pesquisas e as teorias percorrem sim o caminho de volta à sociedade como um todo e, como resultado, as pessoas podem modificar ideias e comportamentos. Isso quer dizer que a pesquisa sociológica faz parte de um contínuo processo de “mão dupla” entre sociólogos e os temas que estudam.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Conceitos Essenciais Da Sociologia

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog