Introdução Aos Textos Clássicos Na Era Digital Do Terceiro Milênio

Os tradicionais estudos clássicos têm uma história de apropriação da tecnologia digital, no que se refere à elaboração de corpora eletrônicos. No Brasil, desde os anos 90, nos acostumamos a trabalhar com o famoso corpus eletrônico do TLG (Thesaurus Linguae Graecae), de acesso restrito, com sede na Universidade da Califórnia

em Irvine, cujo projeto teve início nos anos 70. Da mesma forma, nos familiarizamos com o não menos conhecido Projeto Perseu. Iniciado em mídias digitais, como vídeo disco e CD-ROM, nos anos 80, organizou e mantém incrementando a biblioteca digital Perseus Digital Library (PDL), com um acervo de textos e ferramentas de acesso irrestrito e distribuído de forma aberta, open source, em web, com sede na Universidade Tufts, em Boston, nos EUA.
Tais empreendimentos não se fizeram sem grandes investimentos e esforços conjuntos. De início, o TLG foi financiado principalmente por três grandes fundações, a National Endowment for the Humanities, a Andrew W. Mellon Foundation, the David and Lucile Packard Foundation, sem contar as doações particulares e outras fundações. Recebe também pelas licenças de uso. O Projeto Perseu já recebeu apoio de várias fontes e fundações, entre elas: o Annenberg/CPB Project, a Apple Computer, o Getty Grant program, a Modern Language Association, a National Endowment for the Arts, o Packard Humanities Institute, a Xerox Corporation, a Boston University e a Harvard University. Atualmente, continua recebendo apoio de fontes diversas e fundações: Alpheios Project, a Andrew W. Mellon Foundation, o Institute of Museum and Library Services, a National Endowment for the Humanities, a National Science Foundation, doações particulares, e a própria Tufts University. Vincula-se, por meio do seu editor-chefe, Gregory Crane, aos projetos Open Philology, beneficiados pelo prêmio Alexander von Humboldt Professorship, sendo desenvolvidos no Departamento de Digital Humanities do Instituto de Computação da Universidade de Leipzig.
O avanço tecnológico voltado para os textos clássicos não parou desde então, acompanhando a tecnologia corrente. Do sistema original do TLG, Ibycus, e armazenamento em mídias como disquetes e CDs, chegamos às bases de dados em rede pela Internet, com conectividade pelos aparelhos móveis, como telefones e tablets. Na primeira década do terceiro milênio iniciamos uma fase de produção de textos e serviços digitais em web (e em outros aplicativos) que devem mudar a visão e a forma de se estudar, pesquisar e de produzir publicações na área de estudos clássicos.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Introdução Aos Textos Clássicos Na Era Digital Do Terceiro Milênio

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog