BNCC De História Nos Estados

Esta obra coletiva é resultado de um evento de extensão interinstitucional intitulado “Ciclo De Debates BNCC De História Nos Estados: O Futuro Do Presente”.

A BNCC resulta como um documento prescritivo focado na avaliação de resultados de aprendizagem. Ele representa o triunfo de um modelo de currículo focado na responsabilização, na meritocracia e metas de aprendizagem. Assim, ainda que adote um discurso pedagógico pretensamente progressista, seu escopo é aumentar o controle do Estado sobre o currículo real/efetivo/ativo da sala de aula.

Por isso, mesmo que conte com textos discursivos sobre os fundamentos do ensino, seu componente central é a seleção e a organização de conteúdos estruturados em objetivos codificados, que servirão para elaborar questões padronizadas para Bancos de Testes/Questões, a serem utilizados em testes em massa, para aferir metas de aprendizagem pré-fixadas (daí a necessidade dos códigos alfanuméricos, também presentes nos livros do PNLD).

Essa organização curricular pretende uma nova moldagem do processo de ensino-aprendizagem, o ensino estruturado. Nesse modelo o professor segue objetivos pré-estabelecidos pelo currículo (restando-lhe a “liberdade” de eventualmente priorizar um ou outro) obedece a uma sequência de conteúdos pré-definidos, e conta com recursos e materiais didáticos pré-elaborados, que visam assegurar sequências didáticas para desenvolver os conteúdos a serem aprendidos e, finalmente, avaliados por agentes externos.

Esta obra coletiva é resultado de um evento de extensão interinstitucional intitulado “Ciclo De Debates BNCC De História Nos Estados: O Futuro Do Presente” organizado por um grupo de professores de quatro universidades públicas, Angela Ribeiro Ferreira e Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG), Antonio Simplício de Almeida Neto (UNIFESP), Carlos Augusto Lima Ferreira e Caio Fernandes Figueiredo Adan (UEFS), Olavo Pereira Soares (UNIFAL), e desenvolvido, ao longo do segundo semestre de 2020, com a valiosa colaboração de colegas de todos os estados da federação.

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A BNCC resulta como um documento prescritivo focado na avaliação de resultados de aprendizagem. Ele representa o triunfo de um modelo de currículo focado na responsabilização, na meritocracia e metas de aprendizagem. Assim, ainda que adote um discurso pedagógico pretensamente progressista, seu escopo é aumentar o controle do Estado sobre o currículo real/efetivo/ativo da sala de aula.

Por isso, mesmo que conte com textos discursivos sobre os fundamentos do ensino, seu componente central é a seleção e a organização de conteúdos estruturados em objetivos codificados, que servirão para elaborar questões padronizadas para Bancos de Testes/Questões, a serem utilizados em testes em massa, para aferir metas de aprendizagem pré-fixadas (daí a necessidade dos códigos alfanuméricos, também presentes nos livros do PNLD).

Essa organização curricular pretende uma nova moldagem do processo de ensino-aprendizagem, o ensino estruturado. Nesse modelo o professor segue objetivos pré-estabelecidos pelo currículo (restando-lhe a “liberdade” de eventualmente priorizar um ou outro) obedece a uma sequência de conteúdos pré-definidos, e conta com recursos e materiais didáticos pré-elaborados, que visam assegurar sequências didáticas para desenvolver os conteúdos a serem aprendidos e, finalmente, avaliados por agentes externos.

Esta obra coletiva é resultado de um evento de extensão interinstitucional intitulado “Ciclo De Debates BNCC De História Nos Estados: O Futuro Do Presente” organizado por um grupo de professores de quatro universidades públicas, Angela Ribeiro Ferreira e Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG), Antonio Simplício de Almeida Neto (UNIFESP), Carlos Augusto Lima Ferreira e Caio Fernandes Figueiredo Adan (UEFS), Olavo Pereira Soares (UNIFAL), e desenvolvido, ao longo do segundo semestre de 2020, com a valiosa colaboração de colegas de todos os estados da federação.

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