O livro, Narrativas, Afetos E Saberes Coletivos: Caminhos Do PET-Saúde Interprofissionalidade Do Campus-UFRJ Macaé, é fruto do pensamento coletivo do corpo social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé e dos trabalhadores de saúde de Macaé, cidade do Norte Fluminense.
Todos, co-participantes do Projeto PET-Saúde/Interprofissionalidade. Assim, evidenciamos ser este um marco histórico local, onde a academia, a gestão e os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) se unem para transformar e inovar numa perspectiva ímpar e complementar às práticas formativas e de cuidados, em prol dos usuários e voltadas para a potência de vida em cada encontro.
Ainda neste sentido, a edição 2018/2019 do PET-Saúde, trouxe o desafio da implementação curricular da Educação Interprofissional (EIP), este tema, por sua vez, propõe de maneira enfática uma maior aproximação entre a academia, profissionais da saúde e a comunidade, cujos objetivos são ampliar, promover, articular e apoiar ações interprofissionais voltadas, tanto para as mudanças na formação acadêmica em saúde, quanto para a integração da tríade “ensino-serviço-comunidade”, articuladas à Educação Permanente em Saúde (EPS).
Destarte, nossa obra traduz a confecção de um leque de experiências e relatos multidisciplinares e interprofissionais, a partir de narrativas, saberes e afetos singulares e coletivos, que são desvelados em cada capítulo. O prisma interprofissional do PET-Saúde, reflete uma formação colaborativa e participativa, que é apreendida em todo manuscrito. Pois, “aprendemos juntos, para trabalhar juntos”.
Cada capítulo descreve diversos aspectos desta construção coletiva, onde: o Capítulo 1, contextualiza a história do Programa PET-Saúde em Macaé; o Capítulo 2, aborda a interprofissionalidade na formação em saúde; o Capítulo 3, discute ferramentas no desenvolvimento da interprofissionalidade; o Capítulo 4, descreve os caminhos da interprofissionalidade no Campus-Macaé; o Capítulo 5, aborda a interdisciplinaridade como ferramenta fundamental na atenção básica; o Capítulo 6, descreve experiências interprofissionais na Estratégia de Saúde da Família; o Capítulo 7, aborda a interdisciplinaridade no serviço específico de saúde – Diabetes; o Capítulo 8, traz os desafios da interdisciplinaridade na alta complexidade; o Capítulo 9, traduz a experiência do PET na avaliação das redes de atenção de saúde; o Capítulo 10, descreve as experiências interprofissionais a partir do olhar da preceptoria; o Capítulo 11, descreve a construção coletiva da interdisciplinaridade na prática entre profissionais; o Capítulo 12, descreve relatos de experiências educativas interprofissionais na atenção básica e o Capítulo 13, relata o cuidado em saúde como uma reflexão, a partir da prática interprofissional.