
Propostas para a utilização da História e da Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências fazem parte das pesquisas em Ensino de Ciências há, pelo menos, cinquenta anos. Desde então, diferentes perspectivas têm sido dadas a esta utilização. Até mesmo a natureza desta “utilização” tem sido diferente.
Em alguns casos, a História e da Filosofia da Ciência é uma estratégia didática, em outros, um material didático, uma abordagem ou apenas uma introdução ao assunto. Tantos sentidos e significados trazem em comum o quão importante é aproximar a reflexão que se faz nas ditas “ciências humanas” como a história e a filosofia, das “ciências naturais e exatas”, como a física, a química e a biologia.
Ao investigar origens históricas e filosóficas de conteúdos científicos, fica claro que a separação entre “ciências humanas” e “ciências naturais e exatas” não faz sentido. As ciências são, sem distinção, fruto da análise e interpretação do homem sobre fenômenos.
Onde tais fenômenos ocorrem, seja na natureza ou em meio à sociedade, implica apenas numa divisão analítica e pragmática, que não encontra ressonância no mundo real, ou seja, não há, efetivamente, qualquer separação, embora convencionalmente se acredite em tal conceito.
Mas ao final, o que leva à compreensão do fenômeno é nossa capacidade de analisá-lo amplamente, considerando diferentes olhares, referenciais teóricos, interpretações e influências. É por esse viés plural e dinâmico que Objetivos Humanísticos, Conteúdos Científicos pretende apresentar novos elementos para a pesquisa em História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências.
Os capítulos que compõem Objetivos Humanísticos, Conteúdos Científicos correspondem a um conjunto de conferências apresentadas durante dois eventos realizados em 2018, no Brasil: a 11º International Conference on History of Science and Science Education (ICHSSE) e a 4ª Conferência Latino-Americana do International History, Philosophy and Science Teaching Group(IHPST-LA).
São trabalhos selecionados especialmente por apresentarem novas reflexões quanto ao papel da História e da Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências a partir de perspectivas mais amplas, avançando ideias já bastante consolidadas entre os pesquisadores nesses campos do conhecimento.
Baseados em trabalhos de longa data de experts no assunto, os capítulos trazem novas questões filosóficas sobre os modelos e narrativas das ciências; os pressupostos culturais dos experimentos e teorias científicas e sua relação com o ensino e, de maneira inversa, como teorias e pressupostos científicos estão presentes na cultura e na divulgação de conhecimentos.

