Atuar na aula de Língua Portuguesa sempre exige do profissional dessa área, seja sua formação em Pedagogia ou em Licenciatura em Letras, a articulação de conhecimentos teóricos específicos e metodologias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os resultados alcançados serão determinantes para a formação de leitores e produtores de textos, especialmente se pensamos que em todas as áreas de conhecimento pertencentes ao currículo escolar são necessárias as habilidades de leitura e escrita, o que torna essa atuação ainda mais cercada de cobranças e desafios.
E quando centramos essa discussão no contexto da EAD (Educação à Distância) ⁄Educação Remota as metodologias adotadas serão ainda mais exigidas por conta da ausência de contato presencial com o aluno. Essa discussão tomou grandes proporções no ano de 2020 por conta de todo o processo empreendido pelo efeito da Pandemia da Covid-19 e o protocolo mundial de segurança contra o contágio do Corona Vírus.
O ano de 2020 representou para a educação, também, de um modo geral, um grande desafio, em razão da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do Covid-19. Nesse contexto, o ensino remoto se tornou a única alternativa de manutenção da Educação Básica, uma modalidade de ensino até então predominante no espaço corporativo e de significativo valor no tocante à expansão do acesso às universidades.
Língua, Literatura E Docência: Reinventando Vivências reúne experiências vividas ao longo de um ano excepcional por professores(a) no exercício de suas atividades docentes das áreas de língua e literatura, revisitando teorias e metodologias que se mostraram pertinentes e produtivas no contexto de ensino remoto, tanto para turmas regulares de ensino, quanto para Educação de Jovens e Adultos.
Os(a) autores(a) se propõem a compartilhar suas experiências e nos convidam, enquanto leitores, a mergulhar em um exercício de reflexão acerca das problemáticas identificadas e enfrentadas por estes, entre erros e acertos, ao longo do ano de 2020.