
Diversidade E Autonomia X Padronização E Controle Na Educação Pública: Projetos Em Disputa trata-se de um conjunto de textos, organizado e escrito por intelectuais comprometidos com uma educação emancipadora, em que revelam as tensões dos projetos educacionais no atual momento da sociedade brasileira.
De que disputa estamos a falar? Vivemos a disputa entre projetos antagônicos. O liberal versus o desenvolvimentista versus o socialismo. O mercado versus o Estado. Os valores do Estado mínimo versus os valores do Estado de bem-estar. Os direitos sindicais e laborais versus relações de trabalho flexíveis. A educação emancipadora versus uma educação neotecnicista e alienante.
Vivemos graves níveis de concentração de renda e de riqueza que implicam miséria, pobreza, baixos salários e acesso precário aos bens e serviços sociais básicos.
É urgente nos posicionarmos, revelarmos a prática real e enfrentarmos o conflito redistributivo entre capital e trabalho.
A superação deste momento em favor de uma sociedade emancipada depende de uma práxis revolucionária, incluindo a capacidade dos sujeitos históricos para se apropriarem dos recursos que têm sido capturados pelo poder econômico, mas também do processo educacional que forma consciência a partir da prática de classe trabalhadora, na perspectiva de uma consciência para-si.
Será preciso desbravar caminhos para construir uma agenda de transformações que priorizem a igualdade social. Esta tarefa requer que se façam complexas mudanças estruturais e superestruturais numa dinâmica dialética e indissociável.
A tarefa é complexa! Tanto pelo caráter estrutural do fenômeno quanto pelo conservadorismo presente na sociedade capitalista. Mas não há outro caminho! É preciso enfrentar as diversas faces da crônica desigualdade social, e aqui especificamente pela educação.
