
Existe um provérbio que diz “não ande atrás de mim, talvez não saiba liderar; não ande na minha frente, pois talvez não queria segui-lo; ande ao meu lado, para caminhamos juntos”.
Eis que essa obra em tela é uma importante representação desse provérbio: um livro sobre formação de professores, produzido por um grupo de pesquisadores que tem as mesmas pretensões que o nosso: pensar em melhorar o professorado e, dessa forma, a educação.
Quando lançamos as Edições Hipótese, não imaginávamos (embora fosse um anseio) que logo teríamos grupos parceiros, pensando de forma diferente as mesmas dificuldades e os mesmos objetivos. Mas, eis que somos surpreendidos por diversas obras do país e do estrangeiro, vindo caminhar conosco, lado a lado.
A coletânea que agora publicamos, discute temas como a atuação docente, o ensino infantil, as tecnologias, o desenvolvimento profissional, a educação à distância, dentre outros.
Temas fundamentais para compreender – se é que é possível – a complexidade da docência e os desafios da formação inicial, continuada e em exercício.
Com o advento da globalização, da rede mundial de computadores, da internet e, principalmente, com as novas gerações a partir do início do século XXI, a educação tem sido alvo de várias discussões, como a formação do professor.
Com isso, os processos de ensino de conteúdos diante do atual cenário – sociedade da informação e do conhecimento – têm levado os profissionais da educação a pensar e repensar novos formatos e métodos de ensino. De fato, a maneira de trazer conteúdos para a sala de aula já não satisfaz mais os estudantes com o modelo arcaico de ensino.
Entende-se por modelo arcaico o padrão de aula com carteiras enfileiradas e o professor despejando conteúdos sem relacioná-los ao meio em que os estudantes estão inseridos, seja no contexto cultural, político, econômico, ou para atuarem no mercado de trabalho.
