
Estudiosos Em Ciências E Matemática No Mundo Islâmico Medieval nasceu com o propósito de ajudar no preenchimento de uma lacuna na bibliografia referente às ciências e às matemáticas no mundo islâmico medieval.
Nós, os autores envolvidos na publicação do livro, somos educadores matemáticos que estudam a história da matemática com objetivos pedagógicos. Nossos estudos se iniciaram há três ou quatro anos e a sensação foi de uma janela que se abriu para um mundo, até então, desconhecido, um mundo que pede para ser explorado.
Sendo assim, o livro, que ora apresentamos, reúne os primeiros resultados de nossos esforços para compreender o mundo islâmico medieval. Sendo uma obra inicial, ela traz uma forte característica biográfica, o que quer dizer que cada capítulo é centrado em um autor, em sua vida e em sua obra. Achamos que essa é uma boa maneira de familiarizar o leitor com os nomes mais importantes da matemática islâmica medieval.
Estudiosos Em Ciências E Matemática No Mundo Islâmico Medieval começa por um relato sobre o surgimento do Islã, a formação do mundo islâmico, sua transformação por meio de conquistas, de califado inicial em um extenso império e, por fim, seu desmembramento em estados independentes, porém com uma característica comum, o Islã.
A seguir, voltamo-nos para a busca de esclarecimentos dos caminhos que levaram à produção científica e matemática e para a caracterização da matemática produzida pelos matemáticos islâmicos.
Esperamos dar continuidade à temática tratada neste livro, porém mudando o foco para o estudo e a análise das principais obras das ciências e das matemáticas produzidas no mundo islâmico medieval.
Estudiosos Em Ciências E Matemática No Mundo Islâmico Medieval compõe o empenho de pesquisadores e professores que vislumbram perspectivas de pesquisas envolvendo os estudos sobre as ciências e as matemáticas no mundo islâmico medieval.
Consideramos que essa temática pode contribuir para a formação de pesquisadores na área da história da matemática, como também para discentes que estão começando os estudos no assunto, que necessitam transpor as barreiras iniciais da pesquisa acadêmica.
