Ana Carolina Costa Pereira & Cláudia Sales De Alcântara (Orgs.) – Histórias Em Quadrinhos Na Educação

O livro foi organizado em cinco capítulos, e cada um se propõe a discorrer sobre assuntos relacionados ao tema central: Quadrinhos na Educação.

Ana Carolina Costa Pereira & Cláudia Sales De Alcântara (Orgs.) – Histórias Em Quadrinhos Na Educação: Possibilidades De Uma Prática

As histórias em quadrinhos são publicações com objetivos para além do entretenimento. Seu conteúdo também é voltado para a educação, treinamento, publicidade e propaganda, que mostram a popularidade e aceitação desse recurso na sociedade.

Os textos aqui reunidos apresentam uma pequena parcela, mas expressiva, de pesquisas desenvolvidas na área de Histórias em Quadrinhos direcionados a educação. A presente obra acolhe textos relacionados à pesquisa desenvolvida no âmbito nacional no campo que estuda a inserção dos quadrinhos no ensino e na educação.

Ela é um retrato das concepções e práticas de pesquisadores que anseiam com mudanças na educação brasileira, principalmente voltadas para a sala de aula.

O livro é organizado pelas professoras Cláudia Sales de Alcântara que atua no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA) e do Centro Universitário Unichritus (UNICHRISTUS), com trabalhos que envolvem a criação de gibitecas em instituições de Ensino Superior e pela professora Ana Carolina Costa Pereira vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), que desenvolve trabalhos sobre as relações existentes entre a História da Matemática, a Educação e a Formação de Professores.

O livro foi organizado em cinco capítulos, e cada um se propõe a discorrer sobre assuntos relacionados ao tema central: Quadrinhos na Educação. O capítulo 1, dos autores Cláudia Sales de Alcântara e José Arimatea Barros Bezerra, aborda o uso das histórias em quadrinhos na educação alimentar; o capítulo 2, dos autores Maria Tamires Vasconcelos, Raphael Alves Feitosa e Francisco Robson Carvalho de Oliveira, utiliza a fotonovela como estratégia didática no ensino de Biologia; o capítulo 3 dos autores Roberto da Rocha Miranda e Ana Carolina Costa Pereira, utiliza as histórias em quadrinhos no ensino de Trigonometria na Educação Básica; o capítulo 4, dos autores Maria Marta da Silva e Wellington Lima Cedro, mostra o uso de HQs para a organização do ensino do conceito de números na Educação Básica; e por fim, o capítulo 5, dos autores Giselle Costa de Sousa e Pérola Diana Gomes Felipe, aborda o uso das histórias em quadrinhos no ensino da História da Matemática (HM).

Aos leitores, esse livro compõe o empenho de pesquisadores e professores que vislumbram o quadrinho como um meio de adentrar no ensino nas suas várias vertentes. Acreditamos que ele pode contribuir para a formação de pesquisadores que estudam a temática: História em Quadrinhos, como também para discentes que estão começando os estudos no assunto que necessitam transpor as barreiras iniciais da pesquisa acadêmica.


Deixe uma resposta

Ana Carolina Costa Pereira & Cláudia Sales De Alcântara (Orgs.) – Histórias Em Quadrinhos Na Educação

O livro foi organizado em cinco capítulos, e cada um se propõe a discorrer sobre assuntos relacionados ao tema central: Quadrinhos na Educação.

Ana Carolina Costa Pereira & Cláudia Sales De Alcântara (Orgs.) - Histórias Em Quadrinhos Na Educação: Possibilidades De Uma Prática

As histórias em quadrinhos são publicações com objetivos para além do entretenimento. Seu conteúdo também é voltado para a educação, treinamento, publicidade e propaganda, que mostram a popularidade e aceitação desse recurso na sociedade.

Os textos aqui reunidos apresentam uma pequena parcela, mas expressiva, de pesquisas desenvolvidas na área de Histórias em Quadrinhos direcionados a educação. A presente obra acolhe textos relacionados à pesquisa desenvolvida no âmbito nacional no campo que estuda a inserção dos quadrinhos no ensino e na educação.

Ela é um retrato das concepções e práticas de pesquisadores que anseiam com mudanças na educação brasileira, principalmente voltadas para a sala de aula.

O livro é organizado pelas professoras Cláudia Sales de Alcântara que atua no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA) e do Centro Universitário Unichritus (UNICHRISTUS), com trabalhos que envolvem a criação de gibitecas em instituições de Ensino Superior e pela professora Ana Carolina Costa Pereira vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), que desenvolve trabalhos sobre as relações existentes entre a História da Matemática, a Educação e a Formação de Professores.

O livro foi organizado em cinco capítulos, e cada um se propõe a discorrer sobre assuntos relacionados ao tema central: Quadrinhos na Educação. O capítulo 1, dos autores Cláudia Sales de Alcântara e José Arimatea Barros Bezerra, aborda o uso das histórias em quadrinhos na educação alimentar; o capítulo 2, dos autores Maria Tamires Vasconcelos, Raphael Alves Feitosa e Francisco Robson Carvalho de Oliveira, utiliza a fotonovela como estratégia didática no ensino de Biologia; o capítulo 3 dos autores Roberto da Rocha Miranda e Ana Carolina Costa Pereira, utiliza as histórias em quadrinhos no ensino de Trigonometria na Educação Básica; o capítulo 4, dos autores Maria Marta da Silva e Wellington Lima Cedro, mostra o uso de HQs para a organização do ensino do conceito de números na Educação Básica; e por fim, o capítulo 5, dos autores Giselle Costa de Sousa e Pérola Diana Gomes Felipe, aborda o uso das histórias em quadrinhos no ensino da História da Matemática (HM).

Aos leitores, esse livro compõe o empenho de pesquisadores e professores que vislumbram o quadrinho como um meio de adentrar no ensino nas suas várias vertentes. Acreditamos que ele pode contribuir para a formação de pesquisadores que estudam a temática: História em Quadrinhos, como também para discentes que estão começando os estudos no assunto que necessitam transpor as barreiras iniciais da pesquisa acadêmica.


Deixe uma resposta


Desenvolvido pela Quanta Comunicação