
Os trabalhos e comentários, aqui reunidos, foram apresentados durante o I Seminário Nacional, intitulado O Feminismo Do Brasil: Reflexões Teóricas E Perspectivas , realizado entre 31 de outubro e 04 de novembro de 1988, em Itapuã, na Bahia, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.
Esse evento reuniu mais de quarenta mulheres de vários Estados, entre militantes e estudiosas do movimento feminista no país, para avaliar e discutir, mais a fundo, os avanços, os impasses e as novas metas de feminismo no Brasil.
O Feminismo Do Brasil explicita um momento histórico muito significativo na construção do feminismo brasileiro numa perspectiva teórica e política.
Foram quase cinco dias inteiros passados “ao som do mar de Itapuã”, quando trocamos ideias e experiências, avaliamos nossa trajetória até aqui, enquanto movimento, e para onde pretendemos/ poderemos avançar no futuro.
Tempo também para falarmos de nós e dessa identidade “feminista” em construção, para uma pausa no tempo; um momento de auto-reflexão e avaliação crítica.
Esse momento há muito já se fazia necessário. É que nos últimos anos, como sabemos, o feminismo no Brasil cresceu, se multiplicou, deixou de ser o Movimento Importado para se tornar algo mais tipicamente brasileiro.
Saiu dos guetos militantes e ganhou as ruas, mobilizando no trajeto amplos contingentes de mulheres dos mais diferentes segmentos da população.
Ademais, penetrou também nas plataformas partidárias e nas pautas de reivindicações sindicais, abrindo espaços até mesmo nos redutos mais conservadores da sociedade (na polícia, por exemplo), através dos vários Conselhos e Delegacias de Mulheres.
Sem esquecer que alcançou também as tribunas do Parlamento, conquistando a transformação de “bandeiras de luta” em direitos constitucionais, extensivos a todas as brasileiras.
