No dia 18 de junho de 2009, Habermas celebrou seu octogésimo aniversário. Os organizadores deste volume gostariam homenagear o pensador alemão por meio desta coletânea de ensaios que resultam de comunicações apresentadas no “V Colóquio Habermas”, que teve lugar na UFSC em Florianópolis no mês de setembro de 2008.
Desde os primeiros escritos, na metade dos anos de 1950, o pensamento de Habermas se caracteriza por uma grande vivacidade, uma inexaurível capacidade de enfrentar novas questões e um viés de forte engajamento intelectual e político, quando não de aberta polêmica (começando pelo clamor suscitado pela sua resenha da Introdução à metafísica de Heidegger, em 1953).
Isto faz com que até hoje tal pensamento permaneça incrivelmente vivo e capaz de suscitar o interesse de especialistas das mais diferentes áreas: da filosofia acadêmica à sociologia, da ciência da comunicação à ciência política, da ciência da educação àquela jurídica.
Foi justamente para tentar fazer justiça a esta pluralidade de interesses e de visões no que diz respeito ao pensamento habermasiano que os organizadores de O Pensamento Vivo De Habermas resolveram reunir pesquisadores provenientes das áreas acima mencionadas, dedicando o evento à discussão do caráter interdisciplinar de tal pensamento.
Os ensaios da primeira seção se ocupam de questões ligadas à ética do discurso e suas relações com a filosofia kantiana, assim como à natureza do próprio processo comunicativo.
Este último tema é aprofundado nos ensaios da segunda seção, que mostram a aplicabilidade da teoria comunicativa habermasiana a questões concretas tratadas pela teoria da informação.
A terceira seção é dedicada à teoria do direito de Habermas e, finalmente, a quarta e última seção se ocupa do papel da esfera pública no pensamento de nosso autor e daquele que parece ser o tema dominante da sua reflexão mais recente, a saber, a religião.