Gestão Educacional Em Múltiplas Dimensões

Alda Junqueira Marin & Outros (Orgs.) - Gestão Educacional Em Múltiplas Dimensões

A complexidade de fenômenos, problemas e demandas que envolvem a organização e a gestão de instituições educativas provoca grande dificuldade em apreendê-las em sua totalidade.

Tal apreensão requer abordagens que abarquem os processos institucionais sob diferentes perspectivas. Há que se explorar os sistemas de raciocínio incorporados nas maneiras de pensar e de agir dos diferentes atores que compõem uma comunidade educativa e que constituem, em suas relações, a identidade de cada uma delas.

É fundamental aprofundar a compreensão da instituição escolar bem como das redes de ensino, vinculadas aos territórios de que fazem parte e ao contexto social, cultural e econômico mais amplo.

O Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (área da Educação) da Universidade de Araraquara (UNIARA) iniciou suas atividades no ano de 2014, após aprovação de sua proposta de trabalho pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Uma das linhas de pesquisa do Programa é a Gestão Educacional, que tem por escopo orientar o estudo e a análise nessa área considerando as dimensões legal, política, cultural, pedagógica, administrativa, formativa e de relações interpessoais.

Um dos aportes teóricos desta linha de pesquisa destaca autores cujos estudos privilegiam as relações das políticas educacionais com a gestão e seus desdobramentos no exercício da prática gestora em instituições educativas, sejam escolas, sejam sistemas.

Esta coletânea é composta por artigos derivados de pesquisas desenvolvidas dentro da linha de Gestão Educacional desde 2015 até o início de 2018. Resultam, em sua maior parte, de investigações desenvolvidas por alunos para obtenção do grau de mestre, algumas concluídas, outras em andamento. Há também artigos resultantes de pesquisas dos professores do Programa.

Os trabalhos aqui apresentados estão vinculados ao Grupo de Pesquisa Organização e Gestão de Instituições Educacionais, certificado pela UNIARA e inscrito no CNPq desde 2013.

A gama de temas propostos pelos alunos para investigação dentro da linha de Gestão Educacional é extremamente variada, abarcando desde a educação infantil até o ensino superior. Destaca-se o grande número de trabalhos voltados à exploração do ensino técnico.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Gestão Educacional Em Múltiplas Dimensões

Alda Junqueira Marin & Outros (Orgs.) – Gestão Educacional Em Múltiplas Dimensões

A complexidade de fenômenos, problemas e demandas que envolvem a organização e a gestão de instituições educativas provoca grande dificuldade em apreendê-las em sua totalidade.

Tal apreensão requer abordagens que abarquem os processos institucionais sob diferentes perspectivas. Há que se explorar os sistemas de raciocínio incorporados nas maneiras de pensar e de agir dos diferentes atores que compõem uma comunidade educativa e que constituem, em suas relações, a identidade de cada uma delas.

É fundamental aprofundar a compreensão da instituição escolar bem como das redes de ensino, vinculadas aos territórios de que fazem parte e ao contexto social, cultural e econômico mais amplo.

O Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (área da Educação) da Universidade de Araraquara (UNIARA) iniciou suas atividades no ano de 2014, após aprovação de sua proposta de trabalho pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Uma das linhas de pesquisa do Programa é a Gestão Educacional, que tem por escopo orientar o estudo e a análise nessa área considerando as dimensões legal, política, cultural, pedagógica, administrativa, formativa e de relações interpessoais.

Um dos aportes teóricos desta linha de pesquisa destaca autores cujos estudos privilegiam as relações das políticas educacionais com a gestão e seus desdobramentos no exercício da prática gestora em instituições educativas, sejam escolas, sejam sistemas.

Esta coletânea é composta por artigos derivados de pesquisas desenvolvidas dentro da linha de Gestão Educacional desde 2015 até o início de 2018. Resultam, em sua maior parte, de investigações desenvolvidas por alunos para obtenção do grau de mestre, algumas concluídas, outras em andamento. Há também artigos resultantes de pesquisas dos professores do Programa.

Os trabalhos aqui apresentados estão vinculados ao Grupo de Pesquisa Organização e Gestão de Instituições Educacionais, certificado pela UNIARA e inscrito no CNPq desde 2013.

A gama de temas propostos pelos alunos para investigação dentro da linha de Gestão Educacional é extremamente variada, abarcando desde a educação infantil até o ensino superior. Destaca-se o grande número de trabalhos voltados à exploração do ensino técnico.

 

https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-ha-um-tunel-com-luz-no-final-branca/

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog