
Este livro é o resultado de cinco pesquisas comunicadas na Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Teologia 2018, realizada entre os dias 22 e 23 de outubro, no campus central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
O objetivo do evento foi a promoção da reflexão teológica e a divulgação das pesquisas dos estudantes de Teologia da Graduação e da Pós-graduação desta egrégia Universidade.
Os artigos são apresentados em forma de ensaios teológicos e reúnem diferentes temáticas. Os protagonistas são jovens teólogos entusiasmados por vislumbrar novos percursos de reflexão da fé.
O que há em comum entre eles é o objetivo de aproximar teologia acadêmica e vida eclesial, reflexão crítica e empenho pela evangelização no mundo contemporâneo. As páginas a seguir comprovarão este entusiasmo aliado à capacidade de realização de reflexões sérias e pertinentes para o nosso contexto.
A doutoranda Patrícia Espíndola de Lima Teixeira e o professor Leomar Antonio Brustolin seguem os passos da filósofa e santa Edith Stein na explicitação de uma antropologia teológica que dialogue com a filosofia contemporânea. Como poder-se-á notar, os frutos deste diálogo edificam ambas disciplinas.
No segundo artigo, de análise eclesiológico-pastoral, o doutorando Ludinei Marcos Vian reflete sobre o ministério presbiteral a partir das cinco Conferências do Episcopado Latino-americano e Caribenho. Seu objetivo é evidenciar o valor do magistério latino-americano na construção da identidade do ministério presbiteral em nosso Subcontinente.
Os artigos dos mestrandos Diego dos Santos Wingert e Samuel Santos Bezerra visam entrar no desafiador caminho dos teólogos apologistas, em seu interesse de demonstração da credibilidade da Revelação cristã.
Em um primeiro momento histórico, Diego, em coautoria com o professor Cássio Murilo Dias da Silva, analisa o conceito de verdade na Primeira Apologia de Justino mártir (séc. II). Eles visam estabelecer um paralelo entre o contexto sociorreligioso de Justino e o secularismo hodierno a fim de demonstrar a atual relevância dos escritos deste filósofo mártir.
No segundo momento dos estudos apologéticos, tem-se a pesquisa de Samuel que analisa dois teólogos reformados estadunidense: Jonathan Edwards (1703-1758) e Francis Schaeffer (1912-1984). A redescoberta de tais autores tem o objetivo de contribuir com a renovação da apologética reformada no Brasil.
O quinto artigo diz respeito à pesquisa do graduando Rodrigo Henrique Schneider, em coautoria com o seu orientador Cássio Murilo. Dentro de um projeto de maior impacto sobre o uso que o Catecismo da Igreja Católica faz dos textos bíblicos, eles analisam textualmente as quatro inserções de Gênesis 1,28 nesse documento eclesial.
