A Leitura Da Imagem Na TV E A Dinâmica Da Recepção Em Hoje É Dia De Maria

Este livro procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva e tem por objetivo geral promover inferências no processo de leitura da imagem.

Este livro procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microssérie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente da leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes.

É fruto de uma pesquisa desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública estadual, situada geograficamente na cidade de Natal-RN.

O enquadre teórico parte dos pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para entender a linguagem, ancorada nas ideias de Bakhtin e Vygotsky, que nos possibilitaram entender a interação social; e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito Estético com Jauss e Iser, que proporcionaram a compreensão sobre a experiência estética, o efeito estético e a produção de sentido.

A abordagem metodológica assume um viés qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos momentos de entrevistas, observação, questionário e de aplicação de um conjunto de atividades investigativas, tais como: exposição de temas introdutórios, veiculação de imagens e processo de mediação.

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação, em um processo de intervenção pedagógica na escola. Com base nos resultados, verificamos que os recursos linguísticos interacionais mobilizados pelos interlocutores demonstraram a falta de repertório e conhecimento prévio sobre leitura de imagem, o que levou os alunos a fazerem inicialmente uma leitura superficial.

Ficou evidente que os participantes da pesquisa desconheciam a proposta apresentada, mas, no decorrer dos encontros, foi possível perceber as suas transformações, pois os conceitos preestabelecidos foram, com o auxílio da mediação, reflexionados de forma que, ao final, o grupo se sentiu mais autônomo e seguro ao ler as imagens.

A pesquisa ainda apontou dados significativos para que a escola desenvolva novas metodologias de ensino da leitura televisual.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Leitura Da Imagem Na TV E A Dinâmica Da Recepção Em Hoje É Dia De Maria

Este livro procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva e tem por objetivo geral promover inferências no processo de leitura da imagem.

Este livro procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microssérie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente da leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes.

É fruto de uma pesquisa desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública estadual, situada geograficamente na cidade de Natal-RN.

O enquadre teórico parte dos pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para entender a linguagem, ancorada nas ideias de Bakhtin e Vygotsky, que nos possibilitaram entender a interação social; e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito Estético com Jauss e Iser, que proporcionaram a compreensão sobre a experiência estética, o efeito estético e a produção de sentido.

A abordagem metodológica assume um viés qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos momentos de entrevistas, observação, questionário e de aplicação de um conjunto de atividades investigativas, tais como: exposição de temas introdutórios, veiculação de imagens e processo de mediação.

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação, em um processo de intervenção pedagógica na escola. Com base nos resultados, verificamos que os recursos linguísticos interacionais mobilizados pelos interlocutores demonstraram a falta de repertório e conhecimento prévio sobre leitura de imagem, o que levou os alunos a fazerem inicialmente uma leitura superficial.

Ficou evidente que os participantes da pesquisa desconheciam a proposta apresentada, mas, no decorrer dos encontros, foi possível perceber as suas transformações, pois os conceitos preestabelecidos foram, com o auxílio da mediação, reflexionados de forma que, ao final, o grupo se sentiu mais autônomo e seguro ao ler as imagens.

A pesquisa ainda apontou dados significativos para que a escola desenvolva novas metodologias de ensino da leitura televisual.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog