Este livro, produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens – GEPETeL, reúne pesquisas desenvolvidas na disciplina “Tópicos especiais em teorias e práticas de ensino na educação básica I – Narrativas estéticas e culturais na Educação básica”, ofertada no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela docente Adriana Vaz.
Os textos que compõem Narrativas Estéticas, Formação E Ensino abordam sobre o conceito de estética em diferentes chaves teóricas e metodológicas, abrangendo dez capítulos, decorrente das pesquisas de mestrado profissional em Educação, em andamento, e em consonância com a base teórica.
A estética no ensino da Arte conexa à cultura usual e mediada em diferentes espaços educacionais, em que parte do debate se pauta nos “estágios de compreensão estética” propostos por Abigail Housen, alicerçam o Primeiro capítulo “O sentido da arte para o público do Museu Oscar Niemeyer: ponderações sobre a educação estética em espaços não formais”, escrito por Adriana Vaz; assim como, o Segundo capítulo “Experiência estética: o caminho para o ensino da arte”, de Neide Fior e Rossano Silva.
Abordando o corpo como objeto de estudo, na linguagem da performance ou na linguagem do teatro, temos o Terceiro capítulo “Educação performativa, sentidos e sensibilidades: um diálogo sobre formação continuada para professores de educação infantil e anos iniciais”, apresentados por Anne Caroline Pereira Arruda e Michelle Bocchi Gonçalves, e o Quarto capítulo “Aspectos teóricos e metodológicos do projeto de teatro vida em cena, com alunos do teatro II da Educação básica” escrito por Genice de Fátima Fortunato da Silva Fiaschi.
Ambos se conectam com a estética pelo diálogo com Sandra J. Pesavento, quando as autoras apresentam o conceito de sensibilidade ao deslocarem a análise para o tempo presente.
Esse conceito de sensibilidade no teatro ajusta-se ao que Augusto Boal define como pensamento sensível, na proposta de Genice em abordar sobre o racismo na escola.