A pesquisa no âmbito da graduação requer o conhecimento adquirido em disciplinas, sejam de cunho científico e/ou técnico, que se materialize na construção de conhecimento técnico-científico para a sociedade como um produto de elevado valor agregado.
Nessa fase, muitas dúvidas e questionamentos são inerentes ao processo, sobrecarregando arduamente o trabalho dos corpos discente e docente. É nesse sentido, que se justifica a necessidade da presente obra, colocada à disposição de toda a comunidade acadêmica.
Dessa forma, toda e qualquer produção científica, como o TCC, esteja este sob a forma de artigo, monografia ou projeto de intervenção, deve obedecer à normatização da ABNT, que busca, na realidade, determinar um padrão de trabalhos, facilitando assim, a avaliação dentro de um mesmo parâmetro.
Uma viagem pelas páginas deste livro leva o leitor inicialmente a conhecer o processo de formação de professores de Licenciatura em Computação na modalidade Educação a Distância (EaD) no estado do Piauí; e, na sequência, a obra encontra-se dividida em cinco eixos, de acordo com a temática desenvolvida, totalizando vinte e oito capítulos.
Dentre as temáticas trabalhadas, pode-se observar: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), avaliação ou desenvolvimento de software, inclusão digital, redes sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica.
Com essa iniciativa, o curso de Licenciatura em Computação consolida ainda mais o seu papel no cenário educacional piauiense, sempre atento ao objetivo de formar profissionais que possam atuar na área da educação com o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto para ensinar conceitos de sua própria área, como também, para servir de ferramenta multidisciplinar para professores que atuam em diversas áreas, como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, dentre outras.