O livro Adolescer Para A Vida: Diálogos E Vivências é fruto da experiência de alunos do Curso de Serviço Social do IFCE, Campus Iguatu, com adolescentes de escolas públicas de ensino fundamental e médio, por meio da extensão universitária.
Representa uma integração buscada explicitamente pelo coletivo de educadores comprometidos, não somente, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com seu trabalho acadêmico e profissional, mas também com a conexão do sistema federal de educação com as redes de educação pública das esferas estadual e municipal, integrando a formação pública numa unidade de rumo emancipadora..
O trabalho materializado nesta obra incide na necessidade de ampliar a formação dos estudantes para aspectos que permeiam o cotidiano social – no entanto sem espaços de aprofundamento, em razão da multiplicidade de fatores que interferem no dia a dia da família e da escola – para que os adolescentes possam refletir, se posicionar e agir sem os modos intolerantes, preconceituosos ou pejorativos, expressos por meio de aspectos arraigados da cultura dominante.
Esses elementos culturais tradicionais, de caráter retrógrado em relação aos avanços humanistas, pluralistas e vinculados à cultura da tolerância e inclusão, constituem foco de debates muito em voga atualmente no Brasil.
Adolescer Para A Vida conforma uma coletânea de artigos com relatos de experiências advindas das oficinas realizadas por meio de dois projetos acadêmicos, um de intervenção, intitulado De Mano para Mano #AdolescênciaSaudável, e outro de extensão, com o título Adolescer para o mundo: promoção do autocuidado e desenvolvimento de cidadania.
Estes projetos, embora tenham como foco a área da saúde, não se limitam a esta, assumindo um escopo de transversalidade com caráter interdisciplinar, revelando-se espaços de promoção de aprendizagens socioculturais significativas e emancipadoras, uma vez que estimulam a reflexão e o posicionamento dos estudantes de modo a garantir sua autonomia.