Estação Carandiru

A obra traz o nome Estação Carandiru por situar-se em frente ao metrô e por ser um bairro da zona norte de São Paulo, localizado na subprefeitura de Santana. A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente chamada de Carandiru, foi um complexo penitenciário fundado na década de 20

Carcereiros

Em Estação Carandiru, que desde 1999 teve mais de 500 mil exemplars vendidos, Drauzio Varella focou seu corajoso relato na população carcerária de um dos presídios mais violentos do Brasil. Mas os vinte e três anos atuando em presídios brasileiros como médico voluntário também o aproximaram do outro lado da moeda

Prisioneiras

O trabalho de Drauzio Varella como médico voluntário em penitenciárias começou em 1989, na extinta Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Os anos de clínica e as histórias dos presos, dos funcionários e da própria cadeia seriam retratados nos aclamados livros Estação Carandiru (1999) e Carcereiros (2012).

O Médico Doente

O Médico Doente: Conhecido por seu trabalho com doentes terminais, Drauzio Varella oferece um relato de sua própria experiência com a proximidade da morte, após ter contraído febre amarela em uma viagem ao rio Negro, na Amazônia.

Prazer Em Conhecer

São duas trajetórias muito semelhantes. Paulistanos, Miguel Nicolelis e Drauzio Varella são de famílias de imigrantes, passaram pela escola pública, entraram no curso de medicina da USP, dedicaram-se à pesquisa – e, aos poucos, a educação tornou-se o grande projeto de suas vidas.

Macacos

A vida na Terra é um rio que começou a correr há 3,5 bilhões de anos e chegou até você e mim. no meio de uma diversidade espetacular: leões, mosquitos, coqueiros, bactérias, algas marinhas e dezenas de milhões de outras espécies. Veja o caso dos dinossauros.