Desenho Anatômico

Esta coletânea resulta de ações desenvolvidas no âmbito do projeto PIBID LETRAS/Português da UFPE (Editais 2010 e 2011). Dentre os objetivos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES, destacamos dois como norteadores das produções destes Cadernos de Sugestões Didáticas, que são: I) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas […]

Multimodalidades E Leituras: Funcionamento Cognitivo, Recursos Semióticos, Convenções Visuais

Os conteúdos que constituem este volume são apresentados em dois capítulos: no primeiro, Linguagem,  funcionamento  cognitivo  e  leitura, noções relativas a essas três importantes atividades são mostradas e comentadas, focando mais especificamente a relação intrínseca e indissociável entre funcionamento neuropsicológico e aprendizagem, e entre linguagem, língua e leitura de modo a comprovar não só a […]

Um Estudo Sobre Anotações: Experiências Em Registro No Pibid Letras UFPe

A prática de anotar parece surgir em nossas vidas quando amadurecemos nosso contato com os textos, com a leitura e, na escola, especificamente, as nossas anotações estão intimamente relacionadas ao nosso compromisso com o aprendizado. Entretanto, anotar na escola não é um processo tão natural quanto parece. Aliás, a própria leitura, atividade que permeia todas […]