
Alguns anos atrás, em 2019, escrevi, sob a orientação de Eduardo Gross, minha dissertação de mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o título O Estatuto de uma Hermenêutica Filosófica e seu Enriquecimento para a Hermenêutica Bíblica em Paul Ricoeur.
Neste trabalho, tínhamos um objetivo gigante, o de defender a tese de que O si-mesmo como outro seria a obra ricoeuriana mais fecunda para uma investigação que buscasse trabalhar a relação da filosofia ricoeuriana com a teologia. A motivação que nos levou a insistir nesta empreitada era a mesma frase que se tornou o mote de nosso autor e que colocamos como epígrafe: “Não evitar as dificuldades, mas enfrentá-las de peito aberto”.
Porém, ao enfrentar suas dificuldades, como afirmamos em uma resenha, o filósofo muitas vezes, pensando que está parindo um elefante, pare um ratinho. No caso de nossa dissertação, podemos dizer que parimos vários ratinhos e que logo quando eles nasceram percebemos que eles não pareciam nada com elefantes. Por isso, em nossa conclusão, afirmamos: “Neste breve caminho que percorremos com nossa dissertação, mais do que fins, encontramos começos”.
Dentre os começos encontrados, talvez, o maior deles foi a descoberta de que Ricoeur não seria um autor que ofereceria respostas rápidas e fáceis para as minhas inquietações, mas seria um bom companheiro, que através do compartilhamento de suas conquistas nos oferece uma base para buscarmos nossas próprias conquistas.
Estas conquistas, para o filósofo francês, como é afirmado na epígrafe da presente obra, muitas vezes têm como origem rasuras, isto é, um trabalho de escrita e rescrita. Será isso que animará o presente trabalho.
Espero que com o presente livro, o leitor encontre um duplo convite: o de explorar a temática religiosa a partir de Paul Ricoeur e o de ter nossas reflexões como companheiras de investigação. Que através de pequenos passos possamos ainda ter esperança de um futuro melhor para o desenvolvimento de todas ciências em nosso país, inclusive aquelas que se dedicam à religião.











