
África: Reflexões E Práticas Vivas foi o primeiro projeto coletivo desenvolvido pela artesanal e independente Editora Maracaxá, ainda em 2019, ano de início dos seus trabalhos publicatórios. O livro é uma espécie de revista/coletânea de reflexões, relatos e artes de africanos e afro-brasileires em diáspora que estão pensando a partir de ideais afrocentrados.
Toda a significação coletiva desta publicação e as menções que nela existem a respeito da lei 10.639 (2014) [que institui a obrigatoriedade de ensinar-se história e cultura africana, afrobrasileira e indígena em todos os níveis de ensino] a configuram como um bom instrumento pedagógico para trabalhar temas afrocentrados em sala de aula, ou mesmo nas ruas, nas conversas diárias, nas rodas, esquinas e quintais da vida, pois todos os textos estão escritos em linguagem acessível à todas as idades e formações intelectuais.

A Editora Maracaxá é um coletivo artesanal y independente que desenvolve impressos pela transformação da cultura. Uma casa editoral que costura, encaderna y cria os livros com as mãos nuas. A arte do livro como objeto y a experimentação artística livre são levadas às ultimas consequências. “Somos editores, escritoras e livreires juntes na missão de resgatar a essência orgânica dessa arte milenar de imprimir, encadernar e distribuir conhecimento. Tamos na luta diária e cultural pelo fim das estruturas coloniais y colonizantes.”
Conheça e adquira os livros da editora aqui, ali, ou acolá.












