
Direcionado principalmente aos estudantes de Ciências Sociais, Em Busca Da Boa Sociedade aborda as teorias e os debates mais importantes que têm ocupado os estudiosos da sociedade desde a constituição dessa área disciplinar.
Os sociólogos têm buscado a “boa sociedade” por diversos caminhos, principalmente no contraste entre o “racional” e o “irracional”, ou na luta entre o mundo da análise, da reflexão e do cálculo e o mundo das tradições, das paixões e da alienação. Mas ninguém definiu critérios empíricos para se reconhecer uma “boa sociedade”, a não ser a ideia geral de que nela os indivíduos se sentiriam livres e realizados.
A “boa sociedade” para os sociólogos não é um modelo utópico, mas é uma construção, feita por meio das ações orientadas em grande parte pelo saber científico. Poderíamos dizer que a ideia da “boa sociedade” teria como fundamento a “consciência do real”, não como este nos parece, mas como ele é. O problema, porém, é que esse “real” também é uma construção que se apóia em pressupostos bastante diferentes.
A autora apresenta conhecimentos, que formam a base da Sociologia e introduz o leitor na compreensão do mundo, da sociedade e das experiências históricas, por meio de autores como Durkheim, Marx e Weber. São observados, nos autores e nas experiências do passado, mestres e ensinamentos pela busca da boa sociedade do seu tempo. Esse é o tom do texto: valorização e respeito aos que fizeram uma profunda reflexão sobre a sociedade e/ou que tentaram transformá-la.
Em Busca Da Boa Sociedade aborda também temas como sociedade civil, Estado e esfera pública, relacionados com a origem e o papel das ONGs; cidadania, participação e emancipação; modernidade, pós-modernidade, racionalidade e irracionalidade; qualidade de vida e seus indicadores; e a sociedade sem Estado, o anarquismo.











