Pontes

Se concordamos com a linha de pensamento proposta pela Análise do Discurso, todo ato de nomear é político. Dessa forma, o que pode querer este volume intitulado como ―Pontes‖?

Não se pretende dar curso, mas unir cursos, cursos de vários rios que se atravessam, mesmo que silenciados ou silenciosos. Não queremos a palavra-poço, mas a palavra em toda sua dimensão de incontornável da significação que lhe satura.

Todo sentido é deslocado em si, contradição fundamental da linguagem e dos sujeitos emergidos nela e por ela. Colocando os poços em processo de "enfrasamento", tentamos reivindicar a circulação dos discursos que estão aqui.

No Instituto Federal do Paraná, em Palmas, em 2018, deu-se início ao curso de Especialização em Linguagens Híbridas e Educação com sua primeira turma de trinta alunos.

Eu tive a honra de coordenar o curso e de iniciar com o componente curricular ―Teorias pós-estruturalistas sobre os hibridismos de linguagem‖. Pelo nome, percebe-se que a intenção é marcar um certo caráter introdutório.

Minha intenção, enquanto proponente e realizador da ementa, era aproximar as perspectivas ―pós‖ (estruturalistas, modernistas e colonialistas) das práticas de sala de aula.

Tais teorias, em geral, são comumente tidas como difíceis, de certa exigência de esforço de memória e leitura por parte do pesquisador, como no caso de um "grande" como Derrida. Propus, também, que tentássemos ler alguns autores como Bakhtin, Pêcheux e Lacan em uma perspectiva pós-estruturalista.

Qual a intenção disso? Quis provocar a mim e aos acadêmicos a problematizarmos um espaço e uma atividade humana que tanto nos interpela e faz falar: o escolar.

Para além da teoria, a proposta era (re)pensarmos nossas práticas como docentes a partir de dois reconhecimentos: de que não há nada do vivente que não seja híbrido; de que aceitar isso é colocar as condições do sentido, da verdade e da beleza em novas condições e possibilidades de produção e leitura.

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Não se pretende dar curso, mas unir cursos, cursos de vários rios que se atravessam, mesmo que silenciados ou silenciosos. Não queremos a palavra-poço, mas a palavra em toda sua dimensão de incontornável da significação que lhe satura.

Todo sentido é deslocado em si, contradição fundamental da linguagem e dos sujeitos emergidos nela e por ela. Colocando os poços em processo de “enfrasamento”, tentamos reivindicar a circulação dos discursos que estão aqui.

No Instituto Federal do Paraná, em Palmas, em 2018, deu-se início ao curso de Especialização em Linguagens Híbridas e Educação com sua primeira turma de trinta alunos.

Eu tive a honra de coordenar o curso e de iniciar com o componente curricular ―Teorias pós-estruturalistas sobre os hibridismos de linguagem‖. Pelo nome, percebe-se que a intenção é marcar um certo caráter introdutório.

Minha intenção, enquanto proponente e realizador da ementa, era aproximar as perspectivas ―pós‖ (estruturalistas, modernistas e colonialistas) das práticas de sala de aula.

Tais teorias, em geral, são comumente tidas como difíceis, de certa exigência de esforço de memória e leitura por parte do pesquisador, como no caso de um “grande” como Derrida. Propus, também, que tentássemos ler alguns autores como Bakhtin, Pêcheux e Lacan em uma perspectiva pós-estruturalista.

Qual a intenção disso? Quis provocar a mim e aos acadêmicos a problematizarmos um espaço e uma atividade humana que tanto nos interpela e faz falar: o escolar.

Para além da teoria, a proposta era (re)pensarmos nossas práticas como docentes a partir de dois reconhecimentos: de que não há nada do vivente que não seja híbrido; de que aceitar isso é colocar as condições do sentido, da verdade e da beleza em novas condições e possibilidades de produção e leitura.

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