Metodologias Ativas: Sequências Didáticas

Apresenta-se em Metodologias Ativas: Sequências Didáticas um aprofundamento das bases teóricas que norteiam a organização do ensino.

Embora a presença, nos meios didáticos, de uma proposta pedagógica com foco na sequência didática já esteja consolidada, cabe ressaltar a importância desse procedimento no processo de construção do conhecimento.

Uma preocupação que aparece como pano de fundo é a prioridade dada às escolhas do conteúdo em detrimento da didática, ou seja, à maneira como se constrói a aula de modo a torná-la dinâmica e instigante, ampliando, dessa forma, as análises do processo de ensino-aprendizagem.

Em meio a muitas mudanças nos sistemas educacionais, na difusão de novos conhecimentos e nas inovações tecnológicas e científicas, assumir perspectivas que possibilitam uma maior interação ensino-aprendizagem é de fundamental importância, pois significa assumir, de fato, a necessidade de alterações nos aportes metodológicos.

As crianças de hoje estão cercadas por um ambiente tecnológico, que lhes dá acesso a informações por meio de um simples toque. No entanto, o que se observa é que as aulas, em geral, são praticamente iguais às do passado, baseadas nas mesmas estratégias didáticas, sem levar em conta as mudanças no desenvolvimento cultural dos alunos.

Com o propósito de apoiar a prática educativa dos professores e contribuir com intervenções eficazes e enriquecedoras, apresenta-se em Metodologias Ativas: Sequências Didáticas um aprofundamento das bases teóricas que norteiam a organização do ensino por meio de sequências didáticas, de modo a incorporar às aulas estratégias mais desafiadoras e que proporcionem aos alunos benefícios mais significativos no processo de aprendizagem, estimulando-os a se tornar críticos e interessados em compreender, investigar, criar, com autonomia intelectual, questionando o que está sendo ensinado.

O desenho deste volume está estabelecido em duas partes:

  • a primeira parte traz as bases teóricas para a compreensão dessa modalidade de organização do ensino;
  • a segunda apresenta exemplos a partir dos quais se analisará a possibilidade de estabelecer articulações entre componentes curriculares.

Baixe o Vol. I aqui.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Metodologias Ativas: Sequências Didáticas

Apresenta-se em Metodologias Ativas: Sequências Didáticas um aprofundamento das bases teóricas que norteiam a organização do ensino.

Embora a presença, nos meios didáticos, de uma proposta pedagógica com foco na sequência didática já esteja consolidada, cabe ressaltar a importância desse procedimento no processo de construção do conhecimento.

Uma preocupação que aparece como pano de fundo é a prioridade dada às escolhas do conteúdo em detrimento da didática, ou seja, à maneira como se constrói a aula de modo a torná-la dinâmica e instigante, ampliando, dessa forma, as análises do processo de ensino-aprendizagem.

Em meio a muitas mudanças nos sistemas educacionais, na difusão de novos conhecimentos e nas inovações tecnológicas e científicas, assumir perspectivas que possibilitam uma maior interação ensino-aprendizagem é de fundamental importância, pois significa assumir, de fato, a necessidade de alterações nos aportes metodológicos.

As crianças de hoje estão cercadas por um ambiente tecnológico, que lhes dá acesso a informações por meio de um simples toque. No entanto, o que se observa é que as aulas, em geral, são praticamente iguais às do passado, baseadas nas mesmas estratégias didáticas, sem levar em conta as mudanças no desenvolvimento cultural dos alunos.

Com o propósito de apoiar a prática educativa dos professores e contribuir com intervenções eficazes e enriquecedoras, apresenta-se em Metodologias Ativas: Sequências Didáticas um aprofundamento das bases teóricas que norteiam a organização do ensino por meio de sequências didáticas, de modo a incorporar às aulas estratégias mais desafiadoras e que proporcionem aos alunos benefícios mais significativos no processo de aprendizagem, estimulando-os a se tornar críticos e interessados em compreender, investigar, criar, com autonomia intelectual, questionando o que está sendo ensinado.

O desenho deste volume está estabelecido em duas partes:

  • a primeira parte traz as bases teóricas para a compreensão dessa modalidade de organização do ensino;
  • a segunda apresenta exemplos a partir dos quais se analisará a possibilidade de estabelecer articulações entre componentes curriculares.

Baixe o Vol. I aqui.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog