
A cidade de Patos, uma das 20 cidades mais quentes do Brasil, conta para seu abastecimento de água com o açude do Jatobá (17.000.000 m3) o qual serve também a comunidades de agricultores que desenvolvem o cultivo irrigado de hortaliças.
Desse modo, medidas que levem ao consumo racional da água por meio de uma irrigação eficiente são necessárias para evitar o colapso dessa reserva de água em períodos de seca severa comuns na região do semiárido brasileiro.
O projeto teve como meta reduzir o consumo de energia elétrica e água nos plantios de hortaliças do entorno do açude do Jatobá por meio da automatização dos sistemas de irrigação empregados.
Para atingir essa meta, o conhecimento empírico do homem do campo, com relação aos horários em que o plantio deve ser irrigado e a duração de cada rega, serviu de base para concepção de um controlador que possibilitou o funcionamento autônomo de sistemas de irrigação.
Ao invés de apenas instalar um sistema disponível comercialmente, os alunos participantes do projeto, tendo por base o conhecimento adquirido ao longo das disciplinas técnicas do curso de Eletrotécnica, desenvolveram todo o sistema de controle.
Após a comprovação do funcionamento adequado do sistema de automatização, obtida em ensaios de laboratório, houve o treinamento dos agricultores que utilizarão o sistema de irrigação.
Nesse treinamento, a equipe do projeto repassou informações necessárias ao uso adequado dos equipamentos, bem como o contato da equipe para suporte técnico no caso de futuras falhas dos equipamentos instalados.
Com a realização desse projeto de extensão, buscou-se ainda disseminar entre os agricultores dos arredores do açude do Jatobá a prática de uma irrigação eficiente por meio da implantação de sistemas de automatização da irrigação e assim possibilitar aos alunos das áreas da computação e eletrotécnica realizar visitas técnicas a esses locais que passarão a ser vistos como exemplos práticos da aplicação dos conhecimentos repassados em sala de aula.
O livro Núcleo De Extensão Possibilita faz parte da Coletânea Rede Rizoma e apresenta de forma sistematizada e organizada as atividades desenvolvidas em vários projetos executados pelo Possibilita, Núcleo de Extensão do IFPB criado em novembro de 2014. Contém informações relevantes relacionadas às ações de extensão desenvolvidas pelo núcleo no âmbito de seu território de atuação.











