
O volume reúne sete capítulos que trazem possibilidades e experiências de sala de aula no universo do ensino da língua estrangeira. Somos todos professores focados em aprimorar os processos de ensino e aprendizagem.
Para tanto, nos posicionamos criticamente e investigamos a cada dia nossas ações didáticas. Em meio as reflexões, fazemos e refazemos propostas de atividades, analisamos e sugerimos novas abordagens para que @ alun@ se aproxime e participe interativamente deste processo de engrandecimento cognitivo.
Em “Desenho animado na educação infantil: possibilidades de aprendizado de língua inglesa em ‘Dora, a aventureira’”, Moacir Costa faz um passeio pelas possibilidades que as novas tecnologias midiáticas vem proporcionando aos telespectadores enquanto ferramentas contemporâneas que auxiliam o viés ensino-aprendizagem tanto em espaços domésticos, com a presença dos responsáveis ou cuidadores, quanto em espaços escolares, nos quais desenhos de animação são utilizados para atingir grande público de pequenos telespectadores.
Seu foco de análise é o desenho do canal Nickelodean “Dora, a aventureira”, através de um episódio o autor expressa algumas possibilidades de ensino de Língua Inglesa que a animação permite ao público de faixa etária de 4 anos.
E nos perguntamos: por que não dos adultos que não tiveram essa oportunidade também de roubarem um pouco desse aprendizado?
Em “Comerciais televisivos de cerveja em sala de aula: interseções disciplinares na promoção do posicionamento critico-reflexivo”, Jamylle Ouverney-King traz um recorte de sua dissertação de Mestrado, iniciando o texto com um breve panorama sobre o sistema educacional brasileiro no que se refere ao ensino de língua estrangeira.
Em seguida, a autora apresenta, com base em teorias da Gramática Visual, as possibilidades de inserção de comerciais televisivos de cerveja como material de análise, ensino e aprendizagem na sala de aula de língua estrangeira.
No capítulo, ela ainda aborda questões sobre a representação feminina nesses comerciais, o que oferece aos professores a possibilidade de ampliar horizontes realizando, conforme seu interesse e foco de planejamento, um trabalho interdisciplinar.
