
Amor E Psiquê
- Literatura, Psicologia
- 104 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Erich Neumann - Amor E Psiquê: Uma Contribuição Para O Desenvolvimento Da Psique Feminina
Na análise do famoso conto de Apuleio que serve de base a este livro, Neumann acha que o caminho repleto de agruras de Psiquê - que vive um romance noturno secreto com o deus Eros - está intimamente vinculado ao desenvolvimento do feminino e, a partir deste, no desenvolvimento humano, na medida em que ela toma consciência de si mesma.
Com Psiquê surge um novo principio de amor, no qual toma-se visível o encontro do masculino com o feminino como base da individuação.
O amor individual de Psiquê está em contradição com o princípio coletivo do prazer e do êxtase amoroso representado pela sua rival, Afrodite, que em vão tenta impedir o desenvolvimento de uma nova fase do feminino, relacionada com o desenvolvimento de Psiquê.
Ao assumir a própria transformação, Psiquê causa a transformação do homem, e, através dessa dupla transformação, ambos se encontram definitivamente.
Com o ato de Psiquê encerra-se a idade mítica do mundo arquetípico, em que o relacionamento entre os sexos dependia unicamente do poder dos deuses que determinavam o destino dos homens segundo seus caprichos. Iniciou-se então a era dos relacionamentos amorosos em que a psique humana assume conscientemente a decisão e a responsabilidade pelo próprio destino.
Para Neumann, do ponto de vista feminino, o desfecho do conto de Apuleio significa que a capacidade individual de amar e a força do amor contida na alma são divinas e que o caminho da transformação através do amor é um mistério que diviniza.
Erich Neumann (Berlim, 23 de janeiro de 1905 — Tel Aviv, 5 de novembro de 1960) foi um psicólogo e escritor alemão, tido como um dos mais talentosos alunos de Carl Jung.
Recebeu o Ph.D. em Filosofia da Universidade de Berlim em 1927. Mais tarde, mudou-se para Tel Aviv. Por muitos anos, regularmente retornou a Zurique, na Suíça, para realizar estudos no C. G. Jung Institute.
Lecionou também na França, na Inglaterra e na Holanda; foi membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica e presidente da Associação Israelense de Psicologia Analítica. Clinicou em psicologia analítica na cidade de Tel Aviv de 1934 até sua morte em 1960.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.