
O Boi Careta E A Morte Do Cavalo Baio
- Literatura, Literatura Brasileira
- 20 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Newton Navarro - O Boi Careta E A Morte Do Cavalo Baio
Newton Navarro é o maior ficcionista do Rio Grande do Norte no século XX. Estes sete contos inéditos, recém-descobertos, acrescentam as coleções de suas obras anteriormente publicada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte – FIERN e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Trazem a qualidade literária superior que valoriza qualquer plano editorial que as divulgue.Os textos, reunidos sob a denominação de “Contos”, apresentavam-se com digitação e editoração eletrônica de José Maria Fernandes de Lima e revisão do próprio Jurandyr Navarro da Costa que registrava igualmente um copyright de 2005.
Os documentos estavam reunidos em pasta plástica em que figurava a reprodução de um desenho de Navarro utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em evento datado entre 12 e 17 de julho de 1998. De acordo com Jurandyr, o material havia chegado em suas mãos através de Salete Navarro, esposa de Newton.
Em 2003, por ocasião do relançamento pela Editora da UFRN de O solitário vento do verão a que se seguiram Saudade de Newton Navarro e Sete poemas quase inéditos e outras crônicas não selecionadas, organizado por Paulo de Tarso Correia de Melo e Gustavo Sobral, decidimos, autorizados por Jurandyr, a publicação dos seguintes contos:
O primeiro deles, “O boi Careta”, está datado de 1949, anterior, portanto, a qualquer um livro de Navarro.
O segundo, “A arma”, data de abril de 1950.
O terceiro, “Na estrada”, é datado de fevereiro de 1965.
O quarto, “Tainha”, apresenta-se sem data.
O quinto, “A morte do cavalo baio”, datado de janeiro de 1966.
O sexto, “Aparecida”, é igualmente sem data.
O sétimo e último da série, “Rua Selvagem”, é datado de 12 de maio de 1950.
As peças não datadas, a saber, “Tainha” e “Aparecida”, aparecem quase sem alteração em dois livros posteriores, Beira-rio e Do outro lado do rio, entre os morros.
É indiscutível a autenticidade dos textos considerando a estilística, a temática e a sua gênese.
Depois da análise criteriosa que deu origem ao exaustivo posfácio de Gustavo Sobral, aqui incluído, decidimos, à semelhança dos outros dois livros de contos de Navarro, atribuir a este, um título. Assim nasce O Boi Careta E A Morte Do Cavalo Baio.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.