Dilemas E Contestações Das Juventudes No Brasil E No Mundo

Observar e pensar a juventude hoje é, na verdade, encontrar e refletir suas enormes diferenças. Para sermos rigorosos, sempre foi preciso analisar as juventudes no plural. A contemporaneidade torna isto ainda mais obrigatório, tanto a pesquisadores como aos propositores de políticas sociais, entre outros.


O encontro com os jovens sempre significou encarar uma conjunção de inúmeras condições sociais, culturais e históricas.
De sujeitos reais, com vontades, desejos, valores, contestações e dilemas.
Fruto de construções humanas concretas e simbólicas, a complexidade da condição dos jovens cresce ainda mais quando consideramos a história, o tempo das sociedades, grupos e indivíduos. Por isso, é preciso ouvir sua voz pela classe social a que pertencem, as relações de gênero e etnia sob as quais se relacionam, a nacionalidade que lhes dá uma pertença de grupo, a religiosidade que os envolve e outros aspectos mais definidores de sua identidade. Pensar as juventudes é, portanto, refletir sobre uma ou algumas de suas faces, um ou alguns de seus conflitos, uma ou algumas das formas como se manifestam nos seus protestos.
É o que Dilemas E Contestações Das Juventudes No Brasil E No Mundo tenta fazer. Distante do retrato de uma juventude em geral, a um tempo abstrata e irreal, e diferente do levantamento de um grupo juvenil definido, apresentamos ensaios e pesquisas sobre juventudes específicas e experiências relevantes sobre as mesmas, no contexto brasileiro e no mundial.
Dilemas E Contestações Das Juventudes No Brasil E No Mundo trata de, entre outros, três aspectos muito discutidos sobre as juventudes hoje. Primeiro, a diversidade das suas vivências (no tempo e no espaço). Segundo, a sua inserção nas estruturas da vida social, como produto de uma cultura violenta e como objeto de formação educativa para o mundo do trabalho. Ao mesmo tempo que a condição de ser jovem tem levado as diferentes juventudes a viverem o tempo presente como experiências, realizações e frustrações, tentativas de superação, desejos, interesses e criações, a racionalidade da vida social mais ampla as tem levado a pensar a questão do futuro. O terceiro aspecto discutido é o da contestação política, a recusa do establishment, revelando a consciência de jovens engajados deste mundo que pouco tem a lhes oferecer além da repetição da ordem já definida. Revelando, também, quanto a resposta da violência tem sido um recurso de diálogo com relação às velhas gerações e vem se transformando num recurso refletido de protesto político. Não é por menos que a ilustração escolhida para a capa deste livro sintoniza-se com o pincel do artista Yamandú Canosa, que sugere separação e incomunicabilidade.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Dilemas E Contestações Das Juventudes No Brasil E No Mundo

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog