Schopenhauer: A Filosofia E O Filosofar – Os textos aqui reunidos são parte significativa das Comunicações de Pesquisa apresentadas durante o VIII Colóquio Internacional Schopenhauer, realizado entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro de 2017, no Goethe-Institut Curitiba e na Universidade Federal do Paraná.
O Colóquio teve como temática geral Schopenhauer: A Filosofia E O Filosofar, mas os assuntos discutidos nestas Comunicações são variados e pautam questões de epistemologia, ética, estética, eudemonologia etc. a partir do pensamento schopenhaueriano.
Os autores são vinculados a Programas de Pós-Graduação em Filosofia e a grupos de pesquisas das mais diversas Universidades do país, o que ilustra mais uma vez o extraordinário crescimento das pesquisas brasileiras sobre o filósofo da vontade e sobre a gama de problemas e conceitos por ele ensejados.
O VIII Colóquio Internacional Schopenhauer deu continuidade a encontros bianuais que já se consolidaram no cenário filosófico brasileiro. Como nas outras edições, o evento reuniu grandes especialistas brasileiros e estrangeiros, assim como pesquisadores iniciantes, para debates sobre questões específicas da filosofia schopenhaueriana, sobre articulações desta com outros pensamentos e sobre possíveis ressonâncias da mesma na cultura contemporânea em geral.
A primeira edição do Colóquio foi organizada em 2001 pelo Prof. Jair Barboza, em Curitiba; a segunda edição foi organizada em 2003 pelo Prof. João Carlos Salles Pires da Silva, em Salvador; a terceira foi organizada em 2005 pelos Profs. Maria Lúcia Cacciola e Eduardo Brandão, em São Paulo; a quarta foi organizada em 2009 pelos Profs. Maria Lúcia Cacciola e Luiz Carlos Pereira, no Rio de Janeiro; a quinta foi organizada em 2011 pelos Profs. Jair Barboza e Leo Staudt, em Florianópolis; a sexta ocorreu em 2013 e foi organizada pelos Profs. Ruy de Carvalho e Gustavo Costa, em Fortaleza; e a sétima ocorreu novamente em Salvador, em 2015, e foi organizada pelos Profs. Jarlee Salviano e Kleverton Bacelar.
As temáticas das edições anteriores foram: Schopenhauer e a história da filosofia (I); Schopenhauer e o idealismo alemão (II); Schopenhauer e as filosofias da vontade (III); Schopenhauer: leitores e leituras (IV); Schopenhauer: estética e ética (V); Schopenhauer: metafísica e significação moral do mundo (VI); Schopenhauer e as artes (VII); e agora, em 2017, Schopenhauer: A Filosofia E O Filosofar (VIII).

 

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta