Programa Saberes: Experiências De Formação Universitária – O tema deste livro, docência universitária, é uma tarefa enriquecedora, presente na instituição universitária desde o período feudal, mas ainda hoje muito desafiante. É complexo, e na composição dessa complexidade, múltiplos constitutivos podem ser apontados.
Os estudos atuais ultrapassam o foco no professor como único responsável pelo processo educativo, buscam demonstrar que não’ é somente o docente o responsável, nem somente o aluno, nem a instituição e, nem mesmo o país e/ou agendas (não seria agências) internacionais propagadas por organismos multilaterais.
A docência universitária não se circunda a uma responsabilidade individual, mas muito mais a uma responsabilidade institucional, num contexto nacional e global.
O livro, em apresentação, conta a trajetória formativa do Programa de formação permanente para professores universitários da Universidade Franciscana – UFN e seus textos estão agrupados em dois blocos: o primeiro, denominado Formação Docente Universitária faz uma reflexão sobre a docência, destacando a historia das Licenciaturas, o próprio programa saberes, a avaliação e qualidade da docência, desenvolvimento profissional docente e a formação para os recursos digitais, a relação entre professor e aluno e o processo avaliativo, a profissionalização docente; a formação continuada e apresenta considerações sobre ética e educação.
A segunda parte da obra, denominada Práticas Docentes Universitárias, aborda a formação pedagógica de professores do curso de Odontologia, metodologias na perspectiva neuropsicológica, inter(ativas) e ativas, o ensino híbrido e a distância, reflexões e ações interdisciplinares e experiências e saberes nas práticas de professores iniciantes na docência universitária.
Neste entender Programa Saberes: Experiências De Formação Universitária contribui para a consolidação da área pois reflete sobre a docência universitária em contexto emergente, a partir de realidades locais da instituição universitária e de seus atores, e contribui para uma qualidade universitária solidária e equitativa que leve a formação de um cidadão global critico, holístico e reflexivo.

 

Camisa “E Viva A Diferença!”

Deixe uma resposta