Panorama da Biodiversidade nas Cidades: Ações e Políticas – A publicação combina ciência e políticas em uma avaliação global das conexões entre a urbanização, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Ela apresenta boas práticas e traz orientações fundamentais sobre a conservação e o uso sustentável da biodiversidade.
A principal mensagem é que as áreas urbanas devem proporcionar maior cuidado aos ecossistemas de que dependem, inclusive pela geração de diversos serviços ecossistêmicos com iniciativas de projeto e restauração e a redução de seus impactos ambientais, com maior eficiência no uso de materiais e energia e o uso produtivo dos resíduos.
O Panorama da Biodiversidade nas Cidades traz uma avaliação global dos vínculos entre a urbanização, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Baseado em contribuições de mais de 75 cientistas e formuladores de políticas de diversas partes do mundo, ele sintetiza como a urbanização afeta a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos e apresenta 10 mensagens-chave para promover a conservação e o uso sustentável de recursos naturais no contexto urbano.
Panorama da Biodiversidade nas Cidades ,também, apresenta melhores práticas e lições aprendidas, com informações sobre como incorporar os temas da biodiversidade e serviços ecossistêmicos às agendas e políticas urbanas. As Metas de Aichi, enfatizadas nas mensagens-chave, reforçam a missão do Plano Estratégico da CDB de “buscar ações efetivas e urgentes para interromper a perda da biodiversidade.”
Panorama da Biodiversidade nas Cidades foi desenvolvida em paralelo à avaliação científica mais detalhada, intitulada Urbanização, Biodiversidade e Ecossistemas em Âmbito Global – Desafios e Oportunidades, a ser publicada em meados de 2013. As duas publicações constituem um esforço cooperativo entre a Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) e o Centro de Resiliência de Estocolmo, da Universidade de Estocolmo, com contribuições importantes do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
Assim como a sua inspiração, a publicação referencial da CDB, Panorama da Biodiversidade Global, a produção do volume Ações e Políticas do Panorama da Biodiversidade nas Cidades foi bastante inclusiva. Dois esboços diferentes foram amplamente disponibilizados para revisão antes da publicação. Uma Força-tarefa Interinstitucional e um Comitê Consultivo, além da Parceria Global para Ação Local e Subnacional para a Biodiversidade, prestaram uma valiosa supervisão de todo o processo.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta