Estéticas Do Digital: Cinema E Tecnologia – O Cinema é, seguramente, uma das formas de expressão mais marcadas pela sua dimensão tecnológica e a sua História está repleta de filmes que manifestam, por vezes com notável evidência, a importância decisiva dos dispositivos técnicos. Assim sendo, de que modo as chamadas “novas tecnologias”, ou “tecnologias digitais”, afetam a produção, a realização, a distribuição e a exibição cinematográficas?
E, acima de tudo, e de modo mais específico, que transformações a nível estético são já visíveis, e por que novos caminhos pode o cinema enveredar? Estas questões deram o mote para as Jornadas de Cinema e Tecnologia Digital que tiveram lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), dias 30 e 31 de Maio de 2007 encontrando-se aqui reunidos os textos dessas Jornadas.
Estéticas Do Digital reúne os textos das comunicações apresentadas pelos nossos convidados: André Parente (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Paulo Viveiros (Universidade Lusófona), David Fernández Quijada (Universitat Autònoma de Barcelona) e Carlos Caires (Universidade Católica Portuguesa).
Aos textos destes autores acrescentamos o contributo de Índia Mara Martins, doutoranda da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro que participou ativamente na organização dessas Jornadas, uma actividade que fazia parte do seu plano de trabalho durante o estágio de investigação no Labcom – Laboratório de Comunicação On-line (www.labcom.ubi.pt).
A expressão “cinema digital” é usada para designar os filmes que utilizam as novas tecnologias, trate-se quer de filmes realizados no suporte tradicional, a película, e que usam recursos digitais na pós-produção; quer de filmes que usam aparelhos digitais na captação de imagens e sons; quer, ainda, de filmes que utilizam a computação gráfica em todas as suas etapas de concepção.
À partida, e pela diversidade de aspectos a que se refere, essa expressão sugere que o cinema mudou e que essa mudança se deve, sobretudo, ao suporte. O Cinema é, seguramente, uma das formas de expressão mais marcadas pela sua dimensão tecnológica e a sua História está repleta de filmes que manifestam, por vezes com notável evidência, a importância decisiva dos dispositivos técnicos.

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta